Restauro W115 240D Do Luxemburgo para a minha cave.

João F

YoungTimer
Boas companheiros, já há muito que estou registado neste portal, embora tenha relatado o meu restauro em outros fóruns, acho este portal muito interessante e entusiasta de tal forma que resolvi partilhar convosco esta odisseia a que me comprometi.
Então tudo começou assim:
Era já tarde quando um último clique num site me revelou um Mercedes w123 para venda, o bichinho que estava adormecido começou a mexer e após alguns minutos a observá-lo achei que ainda não estava curado da doença…tinha que ter um Mercedes velhinho, preferencialmente a precisar de restauro e com motor a diesel, porque adoro aquele cantar, agora mais do que nunca tinha reunidas as condições para ter um, espaço, tempo e paixão.
Desde então comecei uma longa pesquisa e alguns milhares de quilómetros na estrada, do Seixal para, Évora, Setúbal, Barreiro, Moita, Fafe, Tomar, Gondomar, Passos de Ferreira foram algumas das paragens para apreciar as máquinas, algumas uma grande desilusão.
Oportunidades perdidas por escassos minutos ou por falta de palavra, deitavam as esperanças por terra. Mas desistir não estava nos meus planos.
Enquanto procurava pelos w123 alguns w115 mas em menor numero iam surgindo na pesquisa, de regresso da viagem que fiz a Fafe a 10 Junho 2012, resolvi passar por Cantanhede ver um w115 240D, apanhado de surpresa o senhor não tinha bateria para o colocar a trabalhar, no entanto embora estivesse a precisar de restauro o carro tinha os interiores muito bons e era uma boa base de restauro. Seria o que procurava embora não fosse um w123 como inicialmente previsto. Mais uma viagem do Seixal até Cantanhede no dia 18 de Junho 2012 para ver o motor a roncar. Não resisti ao ver o tablier a fumegar, a ficar incandescente ao ligar a resistência e ter que puxar o botão para dar início ao arranque.
Após tantos anos parado impressionei-me ao vê-lo arrancar como se tivesse parado de véspera e com um trabalhar certinho mesmo a frio.
Foi encontrado como se conta nas histórias de fadas, num celeiro com poucos Kms... bem não foi bem assim mas estava parado desde 2003 num armazém de alumínios e encontrado pelo senhor Antero (que tem um "Ponton" de 1956).
Fabricado na Alemanha com o Nº 30391 5 cor 606, com caixa manual, volante à esquerda iria para o Luxemburgo, com a matricula G4315 de 9\12\1975, seria seu primeiro dono um suposto emigrante Português. Posteriormente foi matriculado em Portugal em 22 de junho de 1983 teria três averbamentos o ultimo dos quais uma senhora filha do 2º proprietário.
Após mais algumas verificações técnicas, acabei por fazer negócio e pelas 13:00h já era o seu novo proprietário. No dia 6 de Julho chegou o tão esperado momento da chegada a casa para preparar o merecido restauro, em que mais do que lhe permitir que volte à estrada é devolver-lhe os dias de glória.
Cumprimentos a todos.

DSC06211.JPG
 

Anexos

  • DSC06211.JPG
    DSC06211.JPG
    564.8 KB · Vistos: 388
Última edição:
OP
OP
João F

João F

YoungTimer
Boas amigo João Luís, neste momento estou a substituir a chapa, o motor e suspensão estão prontos a montar, ainda não retirei os interiores. De qualquer modo vou tentar seguir a cronologia dos trabalhos e vou colocando as fotos para o pessoal ver.
Aqui mando fotos do início do restauro na cave.
Quando em 6 de junho 2012 chegou a casa, a minha grande preocupação era colocá-lo na cave para ir de férias descansado e obviamente não ficar ali ao sol, muito embora estivesse debaixo da capa. A rampa de acesso é bastante ingreme e ir para baixo todos os Santos ajudam, mas depois sair na pior situação seria às peças, esta foi a observação que fiz à minha esposa (risos amarelos). E assim foi, arranque do motor com uma bateria de 44Ah para desenrascar, 1ª metida e travões a fundo, marcha a trás e travões a fundo. De travões estava safo faltava testar a embraiagem. Início da descida em marcha a trás, travão e 1ª mudança para tentativa de voltar a subir e testar a embraiagem, sem problemas até aqui, embora no início a inclinação não seja muito assustadora.
Mercedes na cave, e férias...pensamento durante as férias! (Será que sai inteiro ou ás peças?)
Regresso de férias, portões abertos para a liberdade e lá vamos testar a máquina na subida...motor a roncar 1ª mudança metida, espaço para embalar menos de 2 metros... pensamento do momento (sai inteiro..sai às peças...sai inteiro...sai às...) impressionante...saiu inteiro praticamente sem pé no acelerador, fiquei sem palavras nunca tinha visto nada assim, o meu gipe só com 4x4 baixas.
Deixei-o roncar 20 minutos como prémio antes de regressar à cave. Entretanto durante os meses seguintes foi decapar a tinta até à chapa e desmontar algumas peças que não comprometessem o seu trabalhar, é que no final do ano precisei do espaço para a passagem de ano. E assim foi saiu para a rua de 31 para 1 de janeiro sem nenhuns acessórios exteriores e praticamente decapado, tive que lhe colocar rápidamente a capa para não assustar alguém. No dia 1 janeiro voltou para a cave e não saiu mais.

image.jpg

Os dois guarda lamas estavam irrecuperáveis.
image.jpg

As zonas criticas.

image.jpg


image.jpg


image.jpg

image.jpg

A traseira não está melhor.
Cumpts
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    525.2 KB · Vistos: 146
  • image.jpg
    image.jpg
    615.4 KB · Vistos: 146
  • image.jpg
    image.jpg
    591.9 KB · Vistos: 145
  • image.jpg
    image.jpg
    530.5 KB · Vistos: 144
  • image.jpg
    image.jpg
    607.6 KB · Vistos: 144
  • image.jpg
    image.jpg
    525.5 KB · Vistos: 143
Última edição:
OP
OP
João F

João F

YoungTimer
Boas companheiros, aqui vai um pouco de história do meu w115.
Quanto aos Kms não sei quantas vezes passou os 100 000Kms, aos 100.000 dá a volta, mas ainda vou tentar saber, como teve poucos proprietários a tarefa está simplificada. Andou quase sempre pelo centro do país, embora a sua primeira casa tenha sido o Luxemburgo.
O ultimo dono tinha-o encostado para restauro, porque tinha vergonha de andar com ele com podres, dizia que parecia mal um Mercedes com podres.
Depois a esposa faleceu e o projeto ficou na gaveta, mais tarde cedeu-o a uma das duas filhas que o colocou num armazém em Cantanhede e desde então ali ficou parado.
Certo dia o sr. Antero viu-o no armazém e perguntou se estava interessada em o vender, que conhecia um amigo que comprava clássicos.
Foi então realizado o negócio mas o sr. que ficou com ele não avançou com o restauro e por isso nem o passou para seu nome, tem um pequeno armazém com vários clássicos, um dos quais um VW Carocha espetacular, um VW Passat e um CHRYLER CORDOBA, entre outros. Aqui está a foto do CHRYLER, segundo relatou o dono é um grande devorador de Octanas :oo:oo

CHRYSLER.jpg
 

Anexos

  • CHRYSLER.jpg
    CHRYSLER.jpg
    198.9 KB · Vistos: 143
Última edição:
OP
OP
João F

João F

YoungTimer
Antes de retirar a tinta fiz o registo fotográfico de pequenos defeitos a corrigir, depois de remover a tinta seria mais complicado, só mesmo depois de aplicar a primeira de-mão de tinta é que seria possível visualizar com pormenor os defeitos.

Capo já sem o guarda lamas esquerdo.

image.jpg

Após muitos dias de trabalho a raspar e muitas dores de braços a chapa começa a dar nas vistas, felizmente resolvi ir até à chapa, isto porque as zonas que estavam perfeitas de pintura por debaixo lá estava um pico de ferrugem. Já vou estando habituado, já fiz este trabalho a um Mini 1000 Clubman, depois comecei por um VW 1302S mas não terminei com muita pena minha. Aconselho a decapar com decapante e força de braços, a decapagem com jacto de areia empena muito a chapa é ideal para peças robustas tais como charrio, semi eixos, diferenciais, etc

110.jpg


Neste dia foram os preparativos para retirar o motor.

image.jpg

E esta, no dia da desmontagem da máquina com a preciosa ajuda do sogro e do meu pai.

209_F.jpg

Espero que gostem.
Embora as fotos e os trabalhos já tenham algum tempo vou colocando os trabalhos por ordem cronológica para que possam ver o já foi feito.
Os trabalhos que já estão mais avançados são a reparação do motor e acessórios como alternador, motor de arranque, a suspensão com casquilhos e borrachas novas, diferencial, caixa de velocidades etc. Neste momento estou a limpar as portas por dentro, a retirar a cera para refazer chaparia e pintura.
Cumprimentos.
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    531.9 KB · Vistos: 143
  • 110.jpg
    110.jpg
    567.7 KB · Vistos: 146
  • image.jpg
    image.jpg
    569.4 KB · Vistos: 144
  • 209_F.jpg
    209_F.jpg
    575.1 KB · Vistos: 145
Última edição:

António Mimoso

Clássico
Bom dia!
Muitos parabéns, são sem duvida excelentes motores, já tive um e quando o comprei perguntei ao antigo dono quantos quilómetros tinha.....respostas do senhor, eu não o quero enganar...mas seguramente, seguramente para cima de um milhão de quilómetros, abriu uma caixa e tinha lá dentro 3 conta quilómetros.....iam-se estragando e ele ia guardando.....:lol:
Cumprimentos,
António Mimoso
 
OP
OP
João F

João F

YoungTimer
Boas aqui vão mais umas fotos, desta feita da desmontagem do diferencial, semi-eixos, molas amortecedores, deposito etc.

Aqui com engate de reboque e depósito fora.

DSC08448.jpg

Aqui se vê a quantidade de óleo\massa que tem por baixo e que vai dar uma trabalheira a tirar.

DSC08450.jpg


DSC08460.jpg


DSC08467.jpg


A ferramenta que fiz para sacar a anilha\porca freio para poder chegar aos rolamentos e que depois vai servir para a montagem.

DSC08485.jpg


DSC08482.jpg


Aqui a peça já desmontada depois de muita luta.
DSC08479.jpg

Nesta foto, antes da desmontagens, para registo fotográfico por onde passam os tubos, etc, embora os tubos por fora estejam com muito boa apresentação por dentro não vou poder beneficiá-los, assim sendo vai tudo novo.

DSC08167.jpg

Nesta as ligações do travão de parqueamento.
DSC08374.jpg

Aqui o trabalho ingrato da limpeza da nanha, desengordurar, escovar manualmente e depois com catrabucha e lixa.
DSC08429.jpg

Aqui o resultado da limpeza do filtro ar antes de ir ao forno para retirar humidades e seguir para a zincagem e pintura a preto.

DSC08435.jpg

Agora já limpo.

DSC08445.jpg

Nesta foto as "pinças" dos travões no forno a secar antes da zincagem.
DSC08441.jpg

A zincagem das " Pinças " dos travões.

DSC08490.jpg

O veio de transmissão.

DSC08491.jpg


DSC08492.jpg

A estrutura da suspensão traseira após limpeza e com menos 2 kg de óleo queimado.

DSC08493.jpg

O diferencial a aguardar a desmontagem... confused.png

DSC08470.jpg

Cumprimentos a todos.
 

Anexos

  • DSC08450.jpg
    DSC08450.jpg
    583.9 KB · Vistos: 147
  • DSC08448.jpg
    DSC08448.jpg
    564.9 KB · Vistos: 147
  • DSC08460.jpg
    DSC08460.jpg
    563.3 KB · Vistos: 146
  • DSC08485.jpg
    DSC08485.jpg
    582.9 KB · Vistos: 145
  • DSC08467.jpg
    DSC08467.jpg
    567.4 KB · Vistos: 145
  • DSC08479.jpg
    DSC08479.jpg
    584.9 KB · Vistos: 143
  • DSC08482.jpg
    DSC08482.jpg
    617.3 KB · Vistos: 144
  • DSC08374.jpg
    DSC08374.jpg
    560.5 KB · Vistos: 144
  • DSC08167.jpg
    DSC08167.jpg
    614.3 KB · Vistos: 144
  • DSC08429.jpg
    DSC08429.jpg
    586.5 KB · Vistos: 145
  • DSC08445.jpg
    DSC08445.jpg
    515.7 KB · Vistos: 144
  • DSC08435.jpg
    DSC08435.jpg
    596.1 KB · Vistos: 146
  • DSC08441.jpg
    DSC08441.jpg
    559.2 KB · Vistos: 143
  • DSC08491.jpg
    DSC08491.jpg
    565.1 KB · Vistos: 144
  • DSC08490.jpg
    DSC08490.jpg
    526.6 KB · Vistos: 144
  • DSC08492.jpg
    DSC08492.jpg
    611.9 KB · Vistos: 142
  • confused.png
    confused.png
    829 bytes · Vistos: 142
  • DSC08493.jpg
    DSC08493.jpg
    584.7 KB · Vistos: 143
  • DSC08470.jpg
    DSC08470.jpg
    548.2 KB · Vistos: 141
Última edição:
OP
OP
João F

João F

YoungTimer
Boas, desculpem a ausência. Os trabalhos vão indo devagar e no bom caminho, aqui mais umas fotos dos trabalhos.
A desmontagem do motor, diferencial, motor de arranque, alternador, controlo dimensional, substituição de órgãos sistemáticos, limpeza e revestimento cerâmico do corpo do termostato e corpo da bomba de água, niquelagem de várias peças e acessórios e alguns deles após niquelagem levaram uma passivação amarelada conforme original, etc
Neste momento já estou na reparação da chaparia. 158.JPG
255.JPG 257.JPG 267.JPG 279.JPG 289.JPG 333.JPG 422.JPG 454.JPG DSC08853.JPG DSC09046.JPG DSC09047.JPG DSC09073.JPG DSC09120.JPG DSC09220.JPG DSC09232.JPG DSC09235.JPG DSC09727.JPG DSC09747.JPG

A reparação da chapa:
Toda a tinta foi removida até à chapa e aplicado primário epóxido.
As zonas que necessitam de substituição de chapa ficam por pintar a aguardar a retificadora.
Antes de proceder à soldadura é tudo zincado.
Em algumas situações as furações de drenagem das águas são melhoradas e refeitas.
Nos locais de difícil acesso são abertos furos de 20mm para colocar cera de preservação de cavidades. 158.JPG 255.JPG 257.JPG 267.JPG 279.JPG 289.JPG 333.JPG 422.JPG 454.JPG DSC08853.JPG DSC09046.JPG DSC09047.JPG DSC09073.JPG DSC09120.JPG DSC09220.JPG DSC09232.JPG DSC09235.JPG DSC09727.JPG DSC09747.JPG DSC03624.JPG DSC03651.JPG DSC03673.JPG DSC03815.JPG

Julgo que este meu Post deveria estar nos diários e não aqui, peço desculpa.
Não sei se a administração poderá fazer essa correção.
Até depois.
 

Anexos

  • 158.JPG
    158.JPG
    539.3 KB · Vistos: 274
  • 255.JPG
    255.JPG
    548 KB · Vistos: 269
  • 257.JPG
    257.JPG
    575.2 KB · Vistos: 265
  • 267.JPG
    267.JPG
    537.6 KB · Vistos: 268
  • 279.JPG
    279.JPG
    611.7 KB · Vistos: 266
  • 289.JPG
    289.JPG
    553.9 KB · Vistos: 264
  • 333.JPG
    333.JPG
    549.3 KB · Vistos: 265
  • 422.JPG
    422.JPG
    886.8 KB · Vistos: 266
  • 454.JPG
    454.JPG
    595.2 KB · Vistos: 263
  • DSC08853.JPG
    DSC08853.JPG
    615.1 KB · Vistos: 266
  • DSC09046.JPG
    DSC09046.JPG
    593.9 KB · Vistos: 263
  • DSC09047.JPG
    DSC09047.JPG
    515 KB · Vistos: 266
  • DSC09073.JPG
    DSC09073.JPG
    537.7 KB · Vistos: 262
  • DSC09120.JPG
    DSC09120.JPG
    537.1 KB · Vistos: 264
  • DSC09220.JPG
    DSC09220.JPG
    531.2 KB · Vistos: 261
  • DSC09232.JPG
    DSC09232.JPG
    572.5 KB · Vistos: 264
  • DSC09235.JPG
    DSC09235.JPG
    565.4 KB · Vistos: 263
  • DSC09727.JPG
    DSC09727.JPG
    326.5 KB · Vistos: 266
  • DSC09747.JPG
    DSC09747.JPG
    284.2 KB · Vistos: 265
  • DSC03624.JPG
    DSC03624.JPG
    585.9 KB · Vistos: 257
  • DSC03651.JPG
    DSC03651.JPG
    570.7 KB · Vistos: 260
  • DSC03673.JPG
    DSC03673.JPG
    530 KB · Vistos: 262
  • DSC03815.JPG
    DSC03815.JPG
    485.8 KB · Vistos: 261

Marcio M Rocha

YoungTimer
Bom restauro, gosto de ver. E pena que você seja de longe. Tb estou a recuperar um w115 de 75 240D 3.0....
Ainda estou no inicio, na parte da desmontagem.
Aguardarei mais fotos desse bom caminho.

Cumprimentos
 
OP
OP
João F

João F

YoungTimer
Boas caro amigo, não esqueça de fazer um bom registo fotográfico, não só para documentar o trabalho como ajudar na montagem. Um dia quem sabe um encontro para juntarmos as máquinas. Bom gostaria de colocar mais umas fotos mas parece que não é fácil ou o procedimento já não é o mesmo.
Cumpts
 
Última edição:

Marcio M Rocha

YoungTimer
Boas caro amigo, não esqueça de fazer um bom registo fotográfico, não só para documentar o trabalho como ajudar na montagem. Um dia quem sabe um encontro para juntarmos as máquinas. Bom gostaria de colocar mais umas fotos mas parece que não é fácil ou o procedimento já não é o mesmo.
Cumpts
Boas tardes,
sim quem sabe um encontro com vários seria optimo.

Cumprimentos
 
OP
OP
João F

João F

YoungTimer
Boas amigos mais umas fotos para atualizar os acontecimentos.
A chapa ficou sem tinta após algumas semanas de trabalhos.
As zonas em bom estado levaram epóxido e as restantes a aguardar chapa nova.
A zona inferior por debaixo do Mercedes foi salva pela enorme quantidade de oleo queimado.
257.JPG


267.JPG

Muitas peças foram metalizadas.

322.JPG

Muita limpeza e dores de braços.

397.JPG

Substituição de alguma chapa com pintura com epóxido por fora e por dentro.

465.JPG

Muita pintura.

466.JPG

A remover chapa...

478.JPG

A bagageira deu algum trabalho.

492.JPG


509.JPG


596.JPG


DSC01934.JPG


537.JPG


DSC02342.JPG


DSC02357.JPG

Em breve mais fotos, cumpts.
 

Anexos

  • 257.JPG
    257.JPG
    580.3 KB · Vistos: 125
  • 267.JPG
    267.JPG
    603.3 KB · Vistos: 124
  • 322.JPG
    322.JPG
    572.2 KB · Vistos: 126
  • 397.JPG
    397.JPG
    384.4 KB · Vistos: 126
  • 465.JPG
    465.JPG
    209 KB · Vistos: 125
  • 466.JPG
    466.JPG
    248.5 KB · Vistos: 125
  • 478.JPG
    478.JPG
    259.4 KB · Vistos: 124
  • 492.JPG
    492.JPG
    297.2 KB · Vistos: 123
  • 498.JPG
    498.JPG
    390.8 KB · Vistos: 16
  • 509.JPG
    509.JPG
    267.6 KB · Vistos: 124
  • 534.JPG
    534.JPG
    296.1 KB · Vistos: 18
  • 537.JPG
    537.JPG
    282.6 KB · Vistos: 122
  • 550.JPG
    550.JPG
    263.8 KB · Vistos: 20
  • 580.JPG
    580.JPG
    556.7 KB · Vistos: 21
  • 587.JPG
    587.JPG
    593 KB · Vistos: 21
  • 591.JPG
    591.JPG
    554 KB · Vistos: 22
  • 596.JPG
    596.JPG
    550.5 KB · Vistos: 123
  • 619.JPG
    619.JPG
    542.9 KB · Vistos: 22
  • 640.JPG
    640.JPG
    590.1 KB · Vistos: 21
  • DSC01934.JPG
    DSC01934.JPG
    607.1 KB · Vistos: 125
  • DSC02003.JPG
    DSC02003.JPG
    518.5 KB · Vistos: 21
  • DSC02005.JPG
    DSC02005.JPG
    562.6 KB · Vistos: 21
  • DSC02081.JPG
    DSC02081.JPG
    616.5 KB · Vistos: 22
  • DSC02087.JPG
    DSC02087.JPG
    569.6 KB · Vistos: 17
  • DSC02342.JPG
    DSC02342.JPG
    558 KB · Vistos: 124
  • DSC02357.JPG
    DSC02357.JPG
    604.2 KB · Vistos: 123
OP
OP
João F

João F

YoungTimer
Boas Iuri,
Sim é tudo feito por mim. Apenas na preparação para a pintura irei precisar de um profissional, de preferência na margem sul.
Abraço
 
Topo