Citroen XM: quem consegue ajudar?

Camacho Cêrcas

Pre-War
Autor
Eu quero um XM! E parem de chamar-me nomes e mandar-me pedras, estou com febre, talvez isto passe.

Bem sei que é um automóvel relativamente recente (mas já fez 25 anos) e que são poucos os que vibram com este modelo neste espaço virtual, mas é um Citroen puro na essência e concepção, com as reconhecidas vantagens e desvantagens que isso acarreta.
Estou inclinado para as 1ª versões por terem uns interiores mais do meu agrado e o design exterior aproximar-se do protótipo.
Porque nunca conduzi ou convivi com nenhum, estou cheio de dúvidas e alguns receios, e é mesmo por isso que faço este post:

Alguém tem experiência com este modelo?
Problemas crónicos?
Qualidades?
Qual o modelo mais interessante/equilibrado?
Que valores deverá ser tabelado um bom exemplar?
Se tomar 2 comprimidos, isto passa?
A Kardashian tem silicone nas nádegas?

Antecipadamente grato.


Citroen-XM.jpg
 

Anexos

  • Citroen-XM.jpg
    Citroen-XM.jpg
    236.5 KB · Vistos: 459

João Pereira Bento

128coupe
Premium
Portalista
Eu também gosto muito sem conseguir arranjar explicação para tal!

Preferia de longe ter 1 - XM a um MX - 5! :p

Não consigo ajudar. Só queria mostrar que no é o único que vibra com o modelo.
 

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Portalista
Vivem 2 berlinas V6 na minha zona. Olho para elas quase diariamente nestes últimos anos e têm sido notório que uma delas está a ficar para trás: já pouco anda, apareceu uma batida feia na lateral direita e está muito descuidada. Traços mais ou menos claros de carro a pedir para ser "reciclado" em breve. Obviamente já me passou pela cabeça fazer "a pergunta", acima de tudo pelas excelentes memórias que tenho das berlinas da marca - continuo a achar que o BX foi o meu melhor cruiser de sempre.

Por outro lado tenho lido sobre o V6 que, traços gerais, não recolhe muitas críticas positivas... infelizmente ainda não me consegui decidir na questão do design: gosto ou não? É um daqueles carros que... não sei!
Mas as nádegas da Kardashian tem silicone!
 

João Paulo Ferreira

Portalista
Portalista
Ummmmhhhh????.................. Isto é um caso grave :eek:

Eu recomendava umas pequenas doses de BX para começar............. a ver se isso passa. :rolleyes:

Se não, experimenta um..... Alfa Romeo a Diesel (é como beber óleo de figado de bacalhau por um frasco de Chanel nº5) vais ver que nunca mais pensas nisso.

Podia ainda indicar-te a Ponte 25 de Abril, mas corrias o risco de cair na piscina de um navio de cruzeiro.
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Só te consigo ajudar na última questão, quanto ao resto não sei, mas acho melhor tomares os 2 comprimidos!!!:ph34r:
 
Lamento discordar com o Vitor.
A Kardashian não tem silicone no rabo. Aliás, ela há algum tempo até ponderou exactamente o contrário, reduzir cirurgicamente o mesmo.

Quanto ao XM, apenas me lembro de gostar das linhas quando foi lançado. De resto, os que conheço, são todos a gasóleo...daí, nunca me despertaram grande interesse.

Quanto ao rabo da senhora mencionada, estou completamente aberto ao debate.
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Eu gosto muito do modelo, gosto das linhas com aquele "je ne sais quoi" que só os Citroens antes da Peugeot meter muito o bedelho tinham.

Em termos de estatuto como clássico, já começa a aparecer timidamente nas publicações de referência, normalmente como nota de rodapé ou em comparação com o CX e o DS.

Sobre se é bom ou mau não posso ajudar muito, mas sendo um carr raro quando era novo, como ainda se vêem alguns não devem ser maus de todo.

Fica aqui um desafio;

Quando comprares o teu XM, podemos trocar de volante com a minha C3 e ver as diferênças ;)

nuno granaj
 
Última edição:

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Bom, começando pelo fim, karda-quê? Falem de mulheres minimamente interessantes...

Quanto aos comprimidos, não sei, mas acho melhor mudares de fornecedor daquilo que andas a fumar, porque os efeitos nos últimos tempos são deveras preocupantes... se bem que um XM sempre é melhor que um Amica, embora isto não chegue a poder considerar-se um elogio. Até uma bosta de vaca é mais bonita que um Amica... e mais estável.

De resto, acho que o melhor é dedicares-te à leitura (a página da wikipedia inglesa tem muita informação).

Assim de repente julgo que o Moisés estará certo, parece-me que a opção que poderá ser mais interessante será o CT Turbo, mas um 2000 atmosférico poderá ser uma segunda hipótese interessante, embora mais lenta.
 

Filipe FCosta

Clássico
Caro Camacho Cercas, não precisa de 2 comprimidos nem ir ao médico...

Precisa mesmo é de um Citroën XM TCT ou V6 24v (PRV) estes são os motores a gasolina mais fiáveis do XM.

Estes aviões sem asa tornam uma ida ao Porto não numa viagem cansativa mas numa viagem de prazer...

Cada aceleração, curva, passagem pelas lombas e buracos torna-se um prazer sem limites...

O Citroën XM é o topo de gama dos topos de gama da década de 90... Não é Mercedes, BMWs, Jaguares que dêem tanto prazer de conduzir quanto um Citroën XM.

Estou a falar por experiência própria! Tenho um amigo que tem um XM TCT para venda a um preço bastante apetecível. Se quiser dou-lhe o contacto.

Apareça no próximo Encontro Portalista em Belém para falarmos melhor. Tenho um Citroën BX 19 GT.

O único problema cronico destes modelos é serem incompreendidos pela grande maioria dos mecânicos e as suas manutenções serem adulteradas e digo mesmo aldrabadas...

Um Citroën seja ele qual for se tiver uma manutenção correcta não precisa se preocupar com nada! Somente com o prazer que pode tirar da condução deste maravilho XM.


Abraço
 
Não é uma doença, é uma questão de gosto, (desculpem conforto), nada chega à suspensão Citro. Há uns tempos também andei com a ideia de comprar um XM e vi uns muito interessantes. Um turbo CT e um 2.5 TD. Este 2.5 TD é do mecânico que agora trata da minha carrinha (Xantia de 2000) que era dos meus pais e foi muito maltratada na Citroën. Depois descobri tb num forum, da citroen, este mecânico que é excelente e tem uma série de citros para venda.
 
Boas,
pois eu aqui em França vejo muitos ainda a andar e ao falar com alguns donos deles dizem maravilhas, portanto estes carros nao devem ser assim tão maus... Eu pessoalmente nao gosto deste tipo de carros, a nivel de beleza nao me diz nada, mas tenho um colega que tem um Xm v6 24v, e fiquei impressionado com o andamento e conforto do carro...
 

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Começando pelo fim, o photoshop faz maravilhas, ao natural hummmm, não sei:lol::lol:

Quanto ao XM, não consigo ajudar, mas para comprares um carro grande com +25 anos, e agora vou levar no totiço, compra mas é uma Ranhô Espace das primeiras, é mais pequena, anda menos, provavelmente gasta mais e dá mais problemas, mas fazes um escritório ambulante e podes levar o cão, a Avó e a sogra mais o piriquito, se quiseres tiras os bancos e leva mais carga que a Kangoo e sempre tem mais estilo:p.
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Começando pelo fim, o photoshop faz maravilhas, ao natural hummmm, não sei:lol::lol:

Quanto ao XM, não consigo ajudar, mas para comprares um carro grande com +25 anos, e agora vou levar no totiço, compra mas é uma Ranhô Espace das primeiras, é mais pequena, anda menos, provavelmente gasta mais e dá mais problemas, mas fazes um escritório ambulante e podes levar o cão, a Avó e a sogra mais o piriquito, se quiseres tiras os bancos e leva mais carga que a Kangoo e sempre tem mais estilo:p.
Boa!!!:lol::lol::lol:
 
Topo