Outro "Rafeiro" detectado desta vez é um Karmann-Ghia

Gomes Miguel

Clássico
Bem,

Como vocês sabem, estou a ponderar um karmann-Ghia para a minha aventura e como tal, estudei o carro de cima a baixo e tentei conhecer por dentro e por fora todos os detalhes.

Na minha busca pela internet, encontrei este:

http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/VW/Karmann-Ghia/P8073311/

472288694_1x.jpg


472288694_2x.jpg


472288694_3x.jpg


472288694_4x.jpg


472288694_5x.jpg


472288694_6x.jpg


472288694_7x.jpg


472288694_8x.jpg


472288694_9x.jpg


472288694_10x.jpg


472288694_11x.jpg


472288694_12x.jpg


472288694_13x.jpg


472288694_14x.jpg


472288694_15x.jpg


472288694_16x.jpg


472288694_17x.jpg


472288694_18x.jpg


472288694_19x.jpg


à primeira vista, parece um exemplar perfeito, a um preço bastante elevado para um carocha coupé vestido com um fato italiano. Mesmo sendo uma versão mais "rara" pré 1960 denominada de low light's (tem uma forma mais bonita e clássica, quase em forma de charuto :p)

A verdade é que depois de começar a ver esse carro com olhos de ver e à medida que ia estudando o livro que comprei sobre karmann-ghias, muitas coisas começaram a surgir... a primeira foi a cor... que não é original (era quase obvio, pois nesse ano apenas existiam 4 ou 5 tonalidades e o Perl white não era uma delas (acho que existia no cabriolet)) depois começei a ver as rodas demasiado metidas para dentro (as traseiras), depois reparei que falta o sensor no deposito de gasolina... as luzes traseiras são absurdas... etc e tal...

Não resisti e fui perguntar uma segunda opinião...

Aqui está ela:

'm sorry to be so negative but virtually everything about that restoration is wrong for a '58. It "shouts" at me it's a "that will do" kind of restoration and honestly if you want a good original '58 Karmann Ghia...that will not do.

Front and rear wheel openings incorrect. (Big mistake...and costly to put right)
Rear lights and light openings incorrect. (Big mistake...and costly to put right)
Not a Lowlight colour scheme.
Nose Badge wrong for Jan '58
Interior Door Panels wrong style.
Dash Knobs incorrect.
Radio incorrect.
Steering Wheel incorrect.
Torsion bar covers missing.
Wheels incorrect colour.
No wheel trims.
No chassis plate in the front compartment.
It has a beetle speedo.
And the rear whellwell openings are definatly too big, it looks cracy....
Oh I could go on and on.

I'm sure it will drive nicely but it's a poor investment for €18k...if it's been described as a top quality original 1958 car...laugh at them.


Por 18 mil euros e "restaurado sem olhar a custos"... é mais um rafeiro que está a ser vendido a peso de ouro e mais um a tentar enganar os olhos menos atentos.
 

José de Sá

"Life's too short to drive boring cars"
Portalista
Para iniciar um projeto de restauro é necessário uma coisa uma muito importante e quase ninguém têm.
Não é um elevador de carros, não é uma estufa de pintura nem uma estufa de decapagem nem a mais bem apetrechada garagem, nem um orçamento sem fundo!

O mais importante é simplesmente ser-se apaixonado pelo carro !!

Um apaixonado, doido, maluco, teimoso, chamem-lhe o que quiserem é aquele que corre mundos e fundos na procura do parafuso "X" só porque aquele é que é o parafuso certo!

 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Estes pormenores a mim dizem-me que há duas situações possíveis... ou foi feito há muitos anos, quando era complicado encontrar informação de pormenor e as peças eram complicadíssimas de encontrar (no mundo pré-internet os clássicos eram só para excêntricos com muita paciência), ou simplesmente não se ralaram...

O esquema de cores, os interiores e essas coisitas menores a mim não me ofendem (até acho o esquema bonito), mas aquelas ópticas e as cavas de roda traseiras roçam a ofensa... é um crime arruinar a pureza das linhas de um KG lowlight.

Enfim, voltamos à velha questão... a mim o que ofende é quererem passar as coisas imperfeitas por perfeitas. Por melhor apresentado e conservado que esteja, o carro não está original e tem desvios graves à originalidade.
 

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Para iniciar um projeto de restauro é necessário uma coisa uma muito importante e quase ninguém têm.
Não é um elevador de carros, não é uma estufa de pintura nem uma estufa de decapagem nem a mais bem apetrechada garagem, nem um orçamento sem fundo!

O mais importante é simplesmente ser-se apaixonado pelo carro !!

Um apaixonado, doido, maluco, teimoso, chamem-lhe o que quiserem é aquele que corre mundos e fundos na procura do parafuso "X" só porque aquele é que é o parafuso certo!


AMEN
 

Rui Meireles

Veterano
A ignorância por vezes é mesmo uma benção. Como nada conheço dos pormenores do modelo, limito-me a apreciar e gostar do que vejo. Está bonito.

Dos modelos que conheço a fundo é raro encontrar um exemplar que me agrade, pois os "defeitos" saltam-me logo à vista. Assim ficamos "estragados" relativamente a eles.
 
Última edição:

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Portalista
O trabalho de pesquisa é notável, Miguel!

Quanto ao carro em si, o trabalho terá sido feito com muito cuidado a atenção ao detalhe mas parece que faltou algo essencial: conhecimento especifico ou cultura de preservação da identidade do modelo. É algo em que penso termos, todos nós Portalistas, um papel importante a desempenhar.
Longe de querer colocar o Portal num pedestal onde não pertence, acredito que - como comunidade - somos uma referência na forma como se vive a cena relacionada com os clássicos e antigos em Portugal.

Já disse várias vezes publicamente que estou longe de ser um fundamentalista da originalidade – embora o seja nos meus carros. Aceito e até aprecio algumas alterações de época e não me choca minimamente uma mudança de motor ou jantes e a adaptação de equipamentos mais modernos que promovam a saúde e usabilidade dos clássicos mas é cada vez mais importante que assumamos um papel pedagogo nesta questão: a alteração de elementos que alterem definitivamente (ou com custos elevados de reposição) a identidade dos clássicos acarreta uma série de problemas a longo prazo. Um destes problemas é precisamente a altura de vender.
Podemos ser românticos e acreditar que nunca venderemos o carro X ou Y mas, sem a capacidade de prever o futuro, apostar num restauro onde se podem gastar largos milhares para um dia sermos confrontados com a impossibilidade de pelo menos reaver o valor gosto é uma situação ingrata e a evitar a todo o custo.
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Eu não percebo nada disso, mas fazem lembrar os de outro VW, mas montados com mais inclinação.

Eu não percebo nada disso, mas fazem lembrar os de outro VW, mas montados com mais inclinação.

João;

São farolins dos VW Type 3. Equipavam quase todos os modelos nos últimos anos da primeira série.

TYP3_zps8108d5e8.jpg

Quanto ao carro, apesar de parecer globalmente saudavel, está cheio de defeitos, provavelmente com origem numa das opções colocadas pelo Relvas.

Pelo menos tem um motor "moteur vw pied moulé", apesar da pintura das polies com "baton rouge".

Sendo in 1,2L / 30vc dos primeiros não será a melhor opção para travessias continentais.


nuno granja
 

Anexos

  • TYP3_zps8108d5e8.jpg
    TYP3_zps8108d5e8.jpg
    105.2 KB · Vistos: 3
Última edição:
Topo