Limpeza interna do motor

Anibal Tavares

YoungTimer
Olá,

Hoje em conversa com um amigo que tambem recupera automóveis ( minis ) , surgiu uma dúvida que ainda não se me tinha posto:

Quando se desmonta o motor de um classico e por este ser de ferro e por ter estado parado muito tempo e por se ter utilizado agua no sistema de refrigeração , as canalizações de refrigeração estão cheias de ferrugem , incrustações e ás vezes quase obstruções .


Eu normalmente utilizo um berbequim e escova até onde chego , mas é claro que onde não chego continuará como estava.

O meu amigo comprou uma caixa grande de plástico para meter o bloco inteiro e despejou 40 litros de gasóleo para o submergir totalmente , após vários dias retirou o bloco e ele diz que a nivel de óleos e sujidade retirou muita quantidade mas a nivel de ferrugem não faz nada .

Que produto utilizar para limpar as canalizações?
Um produto especifico?
Um ácido diluído?
Um convertor de ferrugem?

Cumprimentos,

A. Tavares
 
OP
OP
A

Anibal Tavares

YoungTimer
Não, não perceberam , é quando se desmancha o motor que precisamos de efectuar a limpeza e retirar a ferrugem dos canais.

Eu não costumo misturar petroleo, mas sim WD40 pq costumo comprar aos garafões e realmente limpa tudo , aplico cerca de 100ml á agua do radiador e ando dois ou tres dias, depois despejo tudo lavo bem com água corrente e meto anti-congelante.
 

Ricardo Menezes

Clássico
Boa noite, arriscaria um novo método, que é limpeza por ultrasons. Tudo o que não é aço do bloco desaparece, ferrugem incluída. Vi um trabalho feito num bloco com 40 anitos e ficou novo por dentro. Quando fizer isso ao meu coloco fotos,
Abraços,
RM
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Caros amigos,

Atenção a este tipo de limpezas pois se houver grandes aglomerados de corrosão nas galerias arriscam-se a obstruir o radiador, ou pior, o da chauffage, que por ser mais fino entope mais facilmente.

Não conheço a técnica dos ultrasons mas parece interessante. Eu normalmente uso um produto dissolvente forte (o WD40 é bastante eficaz) e limpeza a jacto com uma máquina de alta pressão da Karcher ou com a pistola de limpeza do compressor com mais produto lá dentro. Se houver muita corrosão, há uns escovilhões de arame muito compridos com cabo flexível para enfiar pelas galerias adentro, seja com berbequim ou manual. Há que ter é cuidado de soprar bem todas as galerias mais estreitas para retirar todos os flocos soltos e não deixar obstruções.

Uma outra hipótese a mais longo prazo mas também muito eficaz é utilizar um líquido de radiador de alta qualidade (mais uma vez recomendo apenas o Paraflu da Fiat), que é um anticorrosivo poderosíssimo e limpa bastante bem o interior das galerias. Tem é o problema se o motor já estiver bastante atacado de as primeiras limpezas poderem libertar demasiado lixo que depois entope o radiador... pelo menos até que se dissolva mais.

Um abraço a todos!
 

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
já exprimentaram vinagre ja vi milagres


:D:D

Eu já ..... e há muitos anos. Uma "litrada" de vinagre mais exctamente, durante dois dias. Depois substituir a água e liquido de refrigeração.... :ph34r:
Mas se no 127 fazia maravilhas no motor e radiador, já a bomba de água era para substituir passados uns tempos ..... começava a "mijar"; não sei se por causa do vinagre, mas 2/3 meses depois era certo.... :rolleyes::rolleyes:

Sobre este assunto temos de ter em atenção o que pretendem e quando.
Se o motor (bloco) estiver "desmontado" o tratamento possível será um .... ultrassons ou mesmo químico e é conveniente substituir também as "relas".
Se o motor estiver montado o tratamento terá de ser outro, e será orientado numa de prevenção .....

Penso que o maior problema do liquido de refrigeração se prende com a utilização da agua (quase sempre da torneira) e o calcário que ela contem, e depois "deposita". Os óxidos (de ferro ou alumínio nos motores mais recentes) penso serem desprezíveis se o liquido for o recomendado.

Em algumas zonas do país onde a água é mais "acidificada", essa mesma água pode contribuir para a "limpeza".
Só mais uma "historia" :D:D
Há uns anos fui procurar um poço que me disseram não ter peixes nem vegetação a água era límpida ... e quando colocada numa panela de ferro ela (a panela) ficava branca.
Resultado nunca encontrei tal poço ....
:D
 
Topo