Proibido circular em Lisboa - ZER

Mas á semelhança da outra lei segundo percebi, os clássicos com o "cunho" do ACP podiam circular...

Alguem confirma? E já agora porque é que só por ser ACP já pode?

Cumprimentos
 
Já agora alguem sugere como conseguimos chegar a porta de uma oficina que fique na zona de exclusão??
Vamos de véspera e o carro fica na rua, ou temos de nos associar e comprar um reboque?
Só ideias peregrinas....
 

Jose Manuel S Lopes

ESCORT79
Delegado Regional
Só idiotas....quero ver é se multam o Dr. João Soares, já que algumas vezes ele desloca-se para S.Bento de carocha... :p) ao menos que tenha a "famosa" placa de viatura histórica..(CPAA, Museu Caramulo ou ACP Clássicos)..... Lá está se formos "comprar" uma dessas chapinhas douradas já podemos andar à vontade, ou seja pagando, já somos amigos do ambiente...haja pachorra para aturar esta corja!!..
Tenho que desafiar o Miguel Angêlo ir passear para a baixa de Lisboa com a Portaro Campina em dias úteis, e a policia atráz dele...estou a ver o Miguel a mostrar aos tipos o cartão amarelo, quero dizer a chapinha dourada ... :p)) gostavva de ver a cara dos tipos... :p)
 
Zé, imagina que os gajos se lembram de andar a caça(o que não acredito) quando se fazem encontros de clássicos?(Mensal de Lisboa)

Pessoas, que como eu, moram no centro e poderem ser multados por ter um carro antigo. Outras que não podem comprar um carro posterior a 92... isto é das coisas mais estúpidas que tenho lido, porque é um fato que na europa existem casos idênticos, mas nesses mesmo países antes de tomarem estas medidas, acionam outras para minimizar o impacto(transportes alternativos, passes com valores mais baixos, etc), coisa que em Portugal não existe. Pelo contrário, aumentam-se passes, "retiram-se" os carros "velhos" do centro e com estas políticas camarárias, o centro de Lisboa está como está, deserto, degradado e sem alma.
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Já agora alguem sugere como conseguimos chegar a porta de uma oficina que fique na zona de exclusão??
Vamos de véspera e o carro fica na rua, ou temos de nos associar e comprar um reboque?
Só ideias peregrinas....
Chamas um reboque e reza para que não te apareça um como o meu, de 1982, senão ficam os dois na mer...... :lol: :lol:
 

João C. Cunha

Clássico
Deixo o artigo que está no site da CML, a zona é alargada, mas na zona antiga, Baixa, o ano dos carro passa para 1996,eu por mim vou continuar a conduzir os meus carros como até aqui, isto é mera limitação de liberdade e direitos, por mim podem ir abarda................... :ph34r:


"Após a implementação da 1.ª fase da Zona de Emissões Reduzidas (ZER), a 4 de Julho de 2011, no eixo Av. da Liberdade/Baixa, e honrando os compromissos assumidos pela Câmara Municipal de Lisboa (protocolo assinado com a CCDR-LVT, 2008) e pelo estado português (Programa de Execução do Plano de Melhoria da Qualidade do Ar, 2009), foi aprovado em Reunião de Câmara do passado dia 29 de fevereiro, a proposta n.º 105/2012, relativa à execução da 2.ª fase da ZER na cidade de Lisboa, o que implica, o alargamento dos seus atuais limites e o agravamento das restrições à circulação no eixo Av. da Liberdade/Baixa, a partir do próximo dia 1 de abril.

A implementação da 2.ª fase da ZER prevê o agravamento das limitações ambientais no eixo Av. da Liberdade/Baixa (zona 1), pelo que passa a ser restringida a circulação de veículos pesados fabricados antes de Outubro de 1996 e de veículos ligeiros fabricados antes de Janeiro de 1996. Admite-se o atravessamento desta zona entre a Rua das Pretas e a Praça da Alegria e na Rua da Conceição como ligações entre colinas.

O alargamento desta medida a outras zonas da cidade (zona 2) restringe a circulação de veículos ligeiros e pesados fabricados antes de Julho de 1992. Os limites de aplicação da medida correspondem à zona a sul da Av. de Ceuta, Eixo Norte/Sul, Av. das Forças Armadas, Av. dos Estados Unidos da América, Av. Marechal António de Spínola, Av. Santo Condestável e Av. Infante D. Henrique.

A medida vigora nos dias úteis, no período das 7h às 21h e são admitidas as seguintes exceções, em função da natureza da atividade ou titularidade dos veículos, nomeadamente:
- Veículos de emergência, especiais e de pessoas com mobilidade reduzida;
- Veículos históricos, devidamente certificados pelas entidades oficiais, de acordo com o Despacho nº 10298/2001, de 26 de abril;
- Veículos pertencentes a residentes na zona 1 - eixo da Av. da Liberdade/Baixa;
- Veículos pertencentes a residentes na cidade de Lisboa, nos limites que correspondem à zona 2.

A fiscalização é aleatória e realiza-se mediante operação STOP pelas autoridades competentes em matéria de trânsito na cidade de Lisboa, mediante a verificação da matrícula, documento único automóvel ou título de registo de propriedade do veículo e certificado oficial de “veículo de interesse histórico”.
 
É impressão minha ou a malta daqui não viu a noticia completa?! :p :lol:

A Câmara Municipal de Lisboa quer proibir a circulação de veículos construídos antes de 1992, que hoje já não podem transitar na Avenida da Liberdade e na Baixa, em toda a área delimitada pela Avenida de Ceuta, Eixo Norte-Sul, Avenida das Forças Armadas e Avenida dos Estados Unidos da América. Esta segunda fase da Zona de Emissões Reduzidas (ZER) deve entrar em vigor a 1 de Abril.

A primeira fase da ZER entrou em vigor em Julho de 2011. Desde essa altura os veículos com data de fabrico anterior a 1992 (e que foram matriculados antes de Janeiro de 1993) estão impedidos de circular, aos dias úteis entre as 7h e as 21h, no eixo da Avenida da Liberdade/Baixa.

Se a proposta de Fernando Nunes da Silva for aprovada pelo executivo, a partir de Abril as restrições de circulação automóvel nessa área serão alargadas aos veículos ligeiros construídos antes de Janeiro de 1996 e aos pesados construídos antes de Outubro desse mesmo ano.

Foi aprovada ou não esta lei?!

Além disso, os limites da ZER vão ser ampliados: os veículos pesados e ligeiros que não cumprirem as normas de emissão Euro 1 ou superior (os tais com data de fabrico anterior a Janeiro de 1992) não poderão deslocar-se na zona delimitada pela Avenida de Ceuta, Eixo Norte/Sul, Avenida das Forças Armadas, Avenida dos Estados Unidos da América, Avenida Marechal António de Spínola, Avenida Santo Condestável e Avenida Infante D. Henrique. Isto aos dias úteis, entre as 7h e as 21h.

Essa proibição não se aplica nas chamadas "vias estruturantes" situadas no limite dessa zona nem aos "veículos de emergência, especiais e de pessoas com mobilidade condicionada", aos veículos históricos e aos pertencentes a residentes na cidade de Lisboa.

in Público (28-2-2012)

http://www.publico.pt/Local/carros-anteriores-a-1992-com-novas-restricoes-de-circulacao-em-lisboa--1535677

Qualquer dia estendesse aos carros deste milénio :lol:

É desta que os bolsos dos centros de homologações portugueses que fabricam certificações históricas crescem; Qualquer dia têm a Fiva à perna a fazer distinções radicais do que é clássico bem vindo ao grupo e lixo desnecessário, que valoriza apenas o preço dos seus clássicos e põem num pedestal acima de outros que não quiseram encher o "vai apanhar morangos" a gulosos.

Estão preocupados com isto?! Eu nem por isso :cool:
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
POST 1

Continuem a ir ao Caramulo Motor Festival que é o mesmo que dizer àquela gente;

"voces não consideram os nosso carros de interesse histórico e relativamente ás normas anti-poluição da CML, o melhor que souberam fazer, foi por um idiota chapado na televisão a falar sobre catalizadores, mas a malta de vem aqui de abrilhantar a vossa festa de cara alegre, gastar gasolina e fazer numero , contribuindo para que tenham patrocinios"

Se no Caramulo Motor Festival só aparecerem carros que cumpram os critérios do MC como veiculos de interesse histórico, os patrocionadores não mostrariam grande interesse em pequenos ajuntamentos de veiculos mais uns quantos donos.

Talvez ai o MC colocasse de lado a conversa tola sobre catalizadores e nos defendesse.
Assim facturam pelos dois lados (arraial de clássicos na serra e certificados)


nuno granja
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
POST 2

CARTA ABERTA E REGISTADA COM AVISO DE RECEPÇÃO QUE SEGUIU HOJE PARA O VEREADOR NUNES DA SILVA, REGISTADA PARA O VEREADORES JOSÉ SÁ FERNANDES, RUBEN CARVALHOO E FERNANDO NEGRÃO

AMANHA SERÁ ENTREGUE AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL...

_______________________________________________________________________________________






LISBOA 2012.03.27


CARTA ABERTA AO VEREADOR DOS PELOUROS MOBILIDADE E INFRAESTRUTURAS VIÁRIAS

DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

Fernando Nunes da Silva



Exmºs Senhores,


NOTA PRÉVIA;


Vejo-me forçado a escrever esta carta, após de ter tentado participar por duas vezes nas Reuniões Públicas da C. M. de Lisboa e qual não foi o meu espanto ao verificar que para tal a C. M. de Lisboa exige marcação presencial na 5º feira anterior a cada Reunião Pública;


Por motivos de agenda profissional, nos últimos dois meses não pude estar em Lisboa nas quintas-feiras anteriores às Reuniões Públicas da C. M. de Lisboa e segundo me informaram nos Paços do Concelho, a inscrição para participação na Reunião Pública da C. M. de Lisboa não pode ser efectuada por e-mail, telefonema, fax, numa outra quinta-feira, terça ou sexta. Terá obrigatoriamente de ser efectuada aos balcões dos Paços do Concelho, exactamente na última 5ª feira antes da Reunião Pública. A ser exacta esta informação prestada aos balcões dos Paços do Concelho, este tipo de formalismos burocráticos no séc. XXI revelam um inusitado arcaísmo e um total desajustamento dos processos da C. M. de Lisboa com realidade e ao mesmo tempo que dificultam a participação cívica.


SOBRE OS MOTIVOS QUE ME LEVAM A ESCREVER ESTA CARTA;

Tendo sérias dúvidas de diversa ordem sobre a decisão da C. M. de Lisboa em interditar a circulação em determinada zona da cidade aos veículos anteriores a 1992 e a partir do próximo dia 1 de Abril ampliar essa zona e incluir na proibição os veículos anteriores a 1996, sobre o pretexto de que são mais poluentes. Uma vez que nas notícias vindas a público só li generalidades que não coincidem com os dados que tenho na minha posse, venho solicitar esclarecimento das seguintes questões ao Vereador responsável pelo Pelouro da Mobilidade e Infra-estruturas;


1- PERGUNTAS SOBRE OBJECTIVOS E IMPACTOS

1.1 Se efectivamente a C. M. de Lisboa pretende interditar a circulação dos veículos mais poluentes em certas zonas da cidade porque é que os veículos que efectivamente mais poluem continuam a poder circular sem limitações conforme o exposto no documento em anexo?

1.2 Os veículos mais poluentes assinalados no documento em anexo não só emitem mais partículas nocivas para o ambiente como pelo peso e potência superiores, provocam mais desgaste nas infra-estruturas. Este factor foi tido em conta na elaboração desta norma? Se sim quais as conclusões?

1.3 Os veículos menos poluentes assinalados no documento em anexo não só emitem menos partículas nocivas para o ambiente como habitualmente são utilizados pelos sectores da população com menos recursos. O impacto estas medidas na economia e mobilidade nesses sectores da população foi tido em conta na elaboração desta norma pela C. M. de Lisboa? Se sim quais as conclusões?

1.4 Segundo diversos estudos a pegada ecológica global decorrente da produção de um veículo automóvel médio equivale em média a 150.000km percorridos pelo mesmo veículo, o que corresponde a percorrer 15.000km anuais durante 10 anos. Foi feita uma projecção do impacto negativo na pegada ecológica global da cidade de Lisboa, decorrente do facto os proprietários dos veículos anteriores a 1996 que circulam em Lisboa virem a comprar veículos novos? Foi comparado esse impacto com pegada ecológica global da cidade de Lisboa se esses proprietários continuarem a utilizar os veículos anteriores a 1996 durante os próximos 10 anos? Se sim quais as conclusões?

1.5 Quais os objectivos em termos de redução efectiva de poluição que a C. M. de Lisboa se propôs atingir com a primeira fase desta medida?

1.6 Quais os resultados reais obtidos após 6 meses de aplicação da lei depois de serem descontados os efeitos na variação do trafego, decorrentes da actual crise, do aumento dos preços dos combustíveis e das taxas de estacionamento?

1.7 Antes de avançar com ampliação da zona de exclusão para os veículos anteriores a 1996 em que medida foi tida em conta a análise dos resultados obtidos com a execução da medida anterior?

1.8 Quais os objectivos em termos de redução efectiva de poluição que a C. M. de Lisboa se propões atingir com a segunda fase desta medida?

1.9 Uma vez que conforme demonstrei através do documento em anexo esta norma não impede a circulação nas zona determinadas pela C. M. de Lisboa dos veículos mais poluentes e que exercem mais pressão e desgaste sobre as infraestruras, ao mesmo tempo que dificulta a mobilidade das camadas mais desfavorecidas da população, se ao fim de um ano nenhum dos objectivos em termos de diminuição dos valores da poluição tiverem sido atingidos a C. M. de Lisboa admite rever esta norma que só prejudica os proprietários de veículos com menos recursos e permite os veículos mais poluentes e que provocam mais desgaste nas infraestrutura continuarem a circular?



2 PERGUNTAS SOBRE ELEMENTOS ANTERIORES À NORMA DA C. M. DE LISBOA

2.1 Com base em que dados foi estabelecida esta lei, quem polui mais em Lisboa? Veículos particulares? Transportes públicos? Navios? Outros? (especificar)

2.2 Quantos veículos anteriores a 1992 circulavam em Lisboa à data da implementação da lei?

2.3 Quantos km faziam anualmente os veículos anteriores a 1992 circulavam em Lisboa à data da implementação da lei?

2.4 Qual a contribuição dos veículos anteriores a 1992 em termos percentuais, no conjunto da poluição global em Lisboa?


3 PERGUNTAS SOBRE ELEMENTOS ANTERIORES À AMPLIAÇÃO DA ZONA DE PROIBIÇÃO PELA NORMA DA C. M. DE LISBOA

3.1 Quantos veículos anteriores a 1996 circulam em Lisboa actualmente.

3.2 Quantos km fazem anualmente os veículos anteriores a 1996 que circulam em Lisboa actualmente?

3.3 Qual a contribuição actual dos veículos anteriores a 1996 em termos percentuais, no conjunto da poluição global em Lisboa?


4 PERGUNTAS SOBRE SUPORTE LEGAL E FICALIZAÇÃO

4.1Qual o suporte constitucional e legal e que permite descriminar quem conduz um veículo pelo ano/modelo ou norma Euro 1, quando esses mesmos cidadãos podem circular com o mesmo veículo em todas as outras cidades de Portugal e em todas as estradas da União Europeia?

4.2 Qual o suporte legal que permite à Policia Municipal fiscalizar e eventualmente autuar um condutor na posse dos documentos exigidos pela lei geral (cartão do cidadão, carta de condução, livrete, titulo de registo, comprovativo do seguro, da inspecção e do imposto de circulação) que não apresente certificado de interesse histórico ou comprovativo da instalação de catalisador.

4.3 Havendo veículo anteriores a 1992 com catalisador e a cumprir a norma Euro 1 e anteriores a 1996 que cumprem a norma Euro 2 quais a competências da Policia Municipal para fiscalizar estes aspectos técnicos?

Fico aguardar o esclarecimento rigoroso das questões que contam da presente carta.






Nuno Manuel Granja da Silva


LISBOA



P.S. Considero o conteúdo desta carta de interesse público e por esse motivo divulgarei o mesmo junto dos meios de comunicação e redes sociais





____________________________________________________________________________


ANEXO (A PROVA DE QUE ANDAM A GOZAR CONNOSCO)...


CML_CO2_A4.jpg




_____________________________________________________________________________




QUEM QUIZER OS ORIGINAIS PARA DIVULGAÇÃO NAS REDES SOCIAIS ENVIO POR EMAIL


_____________________________________________________________________________



nuno granja


Este post foi promovido a noticia

This post has been promoted to an article
 

Anexos

  • CML_CO2_A4.jpg
    CML_CO2_A4.jpg
    121.6 KB · Vistos: 6

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Simplesmente brilhante, Nuno!

É que protestar só tem mesmo sentido se for junto de quem tem de ouvir.

Se puderes envia-me os originais por mail.
 
Topo