Citröen O Meu Projecto De Longo Prazo - Citroen Cx 2.5D Pallas

Diários de Bordo

Citröen O Meu Projecto De Longo Prazo - Citroen Cx 2.5D Pallas

Bruno M Azevedo

brunoazevedo55
Participo no fórum à imenso tempo, mas nunca apresentei o carro que me move a paixão pelos clássicos e ao qual dedico a maior parte do meu tempo.
É um Citroen CX 2.5D Pallas de 1981 que foi comprado quase sem vontade e mais para tirar uma batata quente das mãos de uns colegas. Hoje é um carro que adoro.
Passaram mais de 4 anos e o carro passou de sucata a apresentável.
Não vou elaborar muito no que fiz. Deixo algumas fotos que mostram melhor os trabalhos.
A partir de agora faço aqui um diário dos trabalhos.

Ver anexo 300408 Ver anexo 300409 Ver anexo 300410 Ver anexo 300411 Ver anexo 300412 Ver anexo 300413 Ver anexo 300414 Ver anexo 300415 Ver anexo 300416 Ver anexo 300418 Ver anexo 300419 Ver anexo 300420
 
OP
OP
Bruno M Azevedo

Bruno M Azevedo

brunoazevedo55

Nuno_Salgueiro

Clássico
Os meus pais tiveram uma a gasolina, já nem me lembro muito bem de pormenores pois tinha uns 8 anos
Lembro me que bebia bem pois numa ida à serra do Caramulo ficámos sem gasolina na nacional, o ponteiro também não marcava bem.
O conta quilómetros eram uns números que iam passando e dava para regular a suspensão. Também lembro me que andava bem e não dava muitos problemas. Na altura foi dada à troca por um Opel Kadett.
Deixou saudades sem dúvida.
Boa sorte com ela.
 

Camacho Cêrcas

Pre-War
Autor
Gosto muito do Cx e não me importava nada de ter um para o dia-a-dia. Parabéns e bons trabalhos.

Então mas o CX é tracção á frente... Já te apanhei, afinal tu gostas é mesmo de banheiras que puxem com as rodas da frente... Eu sabia.

Parabéns pelo CX, são automóveis que fazem parte do meu imaginário de criança/adolescente, pois uns tios que eram emigrantes em França, traziam sempre uma máquina dessas. Além disso, o meu Pai teve um fantástico GSA Pallas castanho que era um maquinão, lindissimo. Tenho também de referir um já raro GSA X3 que tive e que gostei bastante. Boxer power!
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Então mas o CX é tracção á frente... Já te apanhei, afinal tu gostas é mesmo de banheiras que puxem com as rodas da frente... Eu sabia.

Pronto ok! Eu sou a Sandrine Denise! :lol:

Estava a escrever aquilo e a adivinhar que vinha cá alguém e pimba! :lol:

No outro tópico estávamos a falar de desportivos, de prazer de condução e de Alfa Romeos, não estávamos a falar de conforto e de Citroens. Eu gosto muito do Cx, o meu pai teve um quando era miudo... ainda me lembro do velocímetro amarelo a rodar... aquilo para um miudo era a melhor coisa que podia haver e hoje que sou graúdo gostava de ter um.
 
Sempre me perguntei porque demónios ninguém pega nos GS!?!?


Penso que seja porque a maior parte dos iluminados, veja os Citroen como os carros que alguém comprou por engano, e os ponha um bocado à margem, talvez por não os conhecerem,,,

Cá em casa o meu 1º carro foi um Visa 652 C.C., carro hiper super mega económico, mas um vómito em performances para um puto recém encartado. Coitado desse Visa morreu na praia...

Depois disso o meu Pai comprou um Citroen ZX 1.4 Diesel, porque a nossa FIAT Regata 70 Weekend, a 1ª a entrar em Portugal, por encomenda, já tinha dado o litro ao longo da sua vida e além disso gastava muito, daí o ZX que gastava uma miséria, pena que também andar depressa era para esquecer, era tão lento que quase nos esqueciamos para onde queriamos ir...

Como o meu Papá, se cansou do molenga, vai de comprar um Xantia 2.0 TurboD, que andava que era uma delícia e gastava quase tanto como o ZX...

E desde então e para sintetizar a história, desde então cá em casa já entraram mais um ZX 1.4i, Xantia 1.9Hdi, Saxo 1.5D e uma C5 1.6Hdi de 110CV...

Não querendo fazer publicidade à marca até porque nao me pagam para isso, para quem conhece os Citroen, acho que são como sempre foram carros impecáveis, apenas poderiam dar uma ou outra dor de cabeça por normalmente terem tecnologia que as outra marcas não tinham, da mesma forma que de certa forma nesta altura a electrónica que todos os carros teem se torna também o seu cancro...
 
OP
OP
Bruno M Azevedo

Bruno M Azevedo

brunoazevedo55
Admiro muito os Citroens mais antigos.
Este CX em particular estava muito mal estimado e depois de conhecer, por acaso, o proprietário original, vim a saber que já rolou quase a Europa inteira. O motor já não é o original, mas o proprietário original ainda o tem.
Vou postando mais alguns trabalhos.
 
OP
OP
Bruno M Azevedo

Bruno M Azevedo

brunoazevedo55
Não tenho passado por cá, mas deixo umas actualizações. O CX está em fase de desmontagem do tablier para reparação e neste momento está já cá fora. Falta ainda desmontar as condutas da sofagem. Segue-se agora uma limpeza a fundo as todas as partes, substituir o que estiver estragado e verificar rodas as ligações.
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    97.3 KB · Vistos: 42
  • image.jpg
    image.jpg
    75.1 KB · Vistos: 44
  • image.jpg
    image.jpg
    80.1 KB · Vistos: 37

Samuel

Veterano
As fotos que puseste aqui não fazem justiça ao trabalho que tiveste a pôr esse CX como está agora.

Para além do gosto que te deve estar a dar de o pores ao teu gosto, não há dúvida nenhuma que o aspecto geral (interior e exterior) impressiona qualquer um.

Força nisso. Para o ano temos de fazer um encontro (+ do que 3) só disso. Ehehe.
 
Topo