Alguma Dúvida?

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Mesmo nos anos 60, quando os Japoneses entraram no mercado, destronaram tudo com a sua qualidade/preço e ninguém tem dúvidas disso, pelo menos eu não tenho.

Agora gostava de ver outros rankings! :cool: Por exemplo, o ranking de carisma, ou o de exclusividade, o de prazer, o de design, o de investimento humano, o de arte entre outros. Um carro mede-se por muitos factores e a fiabilidade é um, mas existem muitos outros. Nos antigos então a fiabilidade não vem em primeiro para muitos apreciadores de clássicos. :ph34r:
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Tenho as minhas sérias dúvidas quanto a esse ranking... não é querer ser tendencioso, mas eu vejo bem quais carros modernos vejo empanados nas bermas e em cima de reboques... e não são os italianos.

Se me disserem que isso engloba carros de todos os anos, ainda talvez seja plausível (todos sabemos como são extremosos os típicos donos de um italiano com mais de 5 anos), mas... a mim cheira-me a que os engravatados não querem admitir a porcaria de carros que andam a pagar em suaves prestações mensais, antes que o valor de mercado deles caia...
 

Camacho Cêrcas

Pre-War
Autor
Não me levem a mal mas esta conversa dos ranking´s já chateia… E essa historia dos Alfa/Lancia/Fiat´s afinal já são super fiáveis e que os Audi´s e VW´s empanam a toda a hora…

Uma das marcas mais fiáveis de acordo com a Deco/Proteste pelos vistos é a Dacia (só de escrever até fiquei enjoado) que usa os motores Dci Renault. No entanto, a Renault tem tido ultimamente a fama de ser pouco fiável a vários níveis. Epá, só podem estar a gozar…
E não entendo que varias marcas que utilizam os mesmos componentes e motores estão classificadas em alguns ranking´s com diferenças díspares.

Falem com o pessoal que tem empresas de reboques e oiçam o que eles dizem. Actualmente, tirando alguns casos específicos e até identificados, todos os carros avariam, seja um Toyota ou um Fiat.

E como estamos num fórum de máquinas antigas e que supostamente passam a vida á beira da estrada, quem é que já ficou apeado? Eu nunca fiquei de Alfa e andei uns valentes kms com o mal-amado 33, 75, 164, Sprint, etc. Nos ranking´s dos anos 80 e 90, a Alfa estava sempre nos lugares mais baixos. Fiquei apeado com o Corrado G60, Nissan 200 SX e com o Safrane V6, marcas que a alguns anos estavam nos lugares cimeiros dos ranking´s.

Tenho varias historias que corroboram a minha opinião.

Não ligo rigorosamente nada a estes ranking´s. Este apenas confirma que em 2012, a conversa é a mesma.
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Não me levem a mal mas esta conversa dos ranking´s já chateia… E essa historia dos Alfa/Lancia/Fiat´s afinal já são super fiáveis e que os Audi´s e VW´s empanam a toda a hora…

Uma das marcas mais fiáveis de acordo com a Deco/Proteste pelos vistos é a Dacia (só de escrever até fiquei enjoado) que usa os motores Dci Renault. No entanto, a Renault tem tido ultimamente a fama de ser pouco fiável a vários níveis. Epá, só podem estar a gozar…(...)

Amigo Camacho,

Não tenho qualquer dúvida quanto aos Dacia, por mais que custe a admitir. Mas tem uma lógica... hoje em dia o típico automóvel já é uma máquina que tem um conflito de personalidades (não sabem se são carros, sistemas de home cinema, computadores ou o raio que os parta), têm tanta tralha dentro que lhes causa todo o tipo de chatices, que é mais que natural que a mínima coisinha os deixe parados. Os Dacia, pela sua simplicidade, não têm tanto por onde falhar... são um carro, e pronto.

É como aqueles telemóveis de menos de 20€... fazem chamadas, mandam sms's, a bateria dura uma eternidade, e nunca avariam. Podem não ter o glamour e cachet de um iPhone, mas em termos de fiabilidade, são incomparavelmente superiores. Eu sei bem como é isso, o meu telefone favorito é um desses, que andava lá em casa aos tombos e ninguém o queria... funciona muito melhor que qualquer treta que tenha tido nos últimos anos, e chego a esquecer-me de quando foi a última vez que lhe carreguei a bateria...

Quanto aos verdadeiros automóveis, aqueles em que o dono ainda faz diferença, a questão da fiabilidade na minha opinião depende mesmo é dos donos. Se o carro for bem cuidado, dura muito, mas ninguém sobrevive à negligência ou à estupidez.

Já agora, aqui há tempos um amigo que também é petrolhead incurável, veio-me mostrar um estudo sobre quais são os carros na actualidade que têm a melhor qualidade de construção, e não fazem ideia de qual foi a marca que ganhou, destacadamente... mas posso-vos dizer que o presidente da BMW (que não está no lugar cimeiro) veio a público dizer que eles têm muito a aprender com o exemplo dessa marca. Alguém quer arriscar adivinhar qual foi...?

Um abraço a todos!
 
Topo