Fiat 127 1301 40Dcnf

boas amigos,
precisava da ajuda de voces para umas questoes tenho um fiat 127 mk1 com mecanica 1301 75hp 127 mk3, coloquei carburador 40 dcnf 36 mas acho que ele esta a fazer um pequena falha entre as 2000 rotacoes em baixas e faz uns gases com um cheiro mto forte junto ao carburador ate faz ''arder'' os olhos a que se deve isso?

cumprimentos
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Podem ser várias coisas, como fugas de gasolina, como disse o Rafael, pode ser simplesmente falta de caudal de ar, pode ser alguma desaquação da afinação do carburador em relação ao motor... este é um carburador já muito agressivo, o desempenho correcto dele depende de uma afinação cuidada, e de o resto do motor estar à altura...

O colector está perfeitamente coincidente com as saídas do carburador? Que tamanho de venturis tem? Jactos de mínimo? Correctores de ar? Jactos principais? E o motor? Além do colector, que modificações tem? Came? Escape? Outras?

Abraço!
 
OP
OP
Antonio C Cartinha

Antonio C Cartinha

antoniocc
O colector esta dividido por dentro 2 pistoes 1 carburador, a nivel de gasolina nao vejo fuga, o carburador e de um Ferrari 308 GTB, ele por cima tem um filtro de ar dos abarth e todo aberto mas nao tem uma corrente de ar expecifica esta aberto, o motor e de origem nao foi feito alteracoes so foi faceado porque com o outro carburador tinha mtos problemas estava sempre entupido e quemei a colaça, a arvore de cam e 4 2 1, a panela e do abrath aberta 2 ponteiras, o colector tem o carburador colocado para afrente e nao de lado como ja tenho visto naqueles que tem 2 duplos tera algum mal, se o deixar em rolantim mto tempo vai caido as rotacoes e por vezes desliga-se, agora anivel de desmpenho e mto bom atinge a velocidade mto rapido e quando reduzo da tipo rateres.

Abraço
 
, o colector tem o carburador colocado para afrente e nao de lado como ja tenho visto naqueles que tem 2 duplos tera algum mal,

Atenção que todos os carburadores tem "sentido" de trabalho.
Neste caso especifico as duas "bocas" do carburador devem estar paralelas ás rodas.No entanto não deve ser dai o grande mal,uma vez que a má orientação do carburador se notará mais em andamento, uma vez que faz com que a cuba fique sem gasolina.
Pelos sintomas e pela proveniencia do carburador aposto num conjunto de venturis,jactos principais,etc, maiores do que o que o motor necessita.

Um 34DMTR bem afinado ,num motor original,cumpre a função muito bem, provávelmente melhor que um 36DCNF...
 
OP
OP
Antonio C Cartinha

Antonio C Cartinha

antoniocc
ontem ao fim do dia reparei numa pequena fuga de gasolina por cima dos colector e por isso fazia a gasolina evaporar fazendo o ''arder'' de olhos agora o relantim e o arranque por as 2000 e que falha um pouco.
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
A orientação é um dos problemas de base. O carburador é projectado para lidar com acelerações em determinado sentido, e lida mal com elas quando são alteradas. Mas o seu problema passa mais por sobre-alimentação em regime mínimo e na transição para os principais.

Sinceramente penso que é provável que o carburador esteja sobreespecificado para este motor, será preciso verificar que venturis tem, os jactos de mínimo devem ser grandes demais também, e provavelmente ainda haverá outros para trocar. Mas parte do problema vem logo de ser um carburador grande demais para o motor, daí a falha a regimes baixos, um carburador depende de o motor fazer vácuo para puxar a mistura.

Se o motor for pequeno para o carburador, a velocidade da coluna de ar a regimes baixos cai abaixo do ideal para manter o carburador a funcionar correctamente, e criam-se zonas de condensação da mistura, que acabam por afogar o motor. Este motor provavelmente funcionaria muito melhor com um 36 em vez de 40. Para trabalhar correctamente, provavelmente vai precisar de uns venturis de 28 mm, que deve ser das medidas mais pequenas para os 40.

Um abraço!
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Caro amigo,

O motor não tem umas guias para a posição da junta? Tipo duas pequenas mangas cilíndricas? Se a cabeça foi desbastada, elas também têm de sofrer o mesmo tratamento, caso contrário a cabeça não assenta bem.

Faz ideia de quanto será neste momento a taxa de compressão? É preciso ter muito cuidado com a preparação de motores quando se chega a estes níveis de performance, caso contrário acontece o que está a ver... há por aí algumas coisas que não foram cuidadas.

Um abraço!
 
OP
OP
Antonio C Cartinha

Antonio C Cartinha

antoniocc
pode muito bem ser isso ele esta numa oficina, e estiveram a ver a taxa de compressao e ficaram admirados com a idade do motor e ter a taxa exacta que tem de fabrica, ele ja tinha ido a rectificadora antes para facear na 1 junta que levou e pode nao terem faceado esses guias. vou preguntar aos mecanicos se viram isso

Abraço
 
Topo