Fiat 132 s 1800....

rui monraia

Rui Monraia
Cumprimentos a todos...lanço uma novidade avistada por mim, um fiat 132 s 1800 com matricula ( pm ) e que está parado já talvez 1/2 anos ao tempo, anteriormente ñ sei...e é assim, sei quem é o propietario mas ainda ñ falei com o mesmo.
O carro está completo e de interiores razoaveis, tem de exterior podres na tampa da mala, restante chapa está boa, por dentro em termos de fundos ainda ñ verifiquei...o motor está retirado e aberto pois acho que estava colado, pelo que sei...agora falta ver os fundos, ñ consegui pois as ervas estão altas...(o carro foi levado para ali há pouco tempo)
Por dentro mt bonito e bem razoavel...vermelho de interiores em veludo e madeira...e acho uma boa recuperação ao que vi, mas tem o contra além deste que é o motor, mas ñ sei a minha ideia futura em relação a ele, pois eu tenho o meu special t em restauração e o essencial da minha questão é talvez o que vi neste 132 s....o motor, cx vel, cabeças de motor, carburador, sistema de travoes, opticas ( novas que estavam )...seria um bom dador...eu tenho o meu st completo e em bom estado mas...e claro a hipotese tb podia passar por guardar para novo folgo...

Que me dizem deste carro amigos????Ñ se ve mt coisinha desta!!! ABRAÇOS
 
Um Fiat 132 S 1800 é um optimo estradista, um carro relativamente raro, embora como viatura familiar um dos melhores da sua epoca.

Como dador para o 124 special T não aconselho, pouco ganhas em potência, para isso procura uma mecanica do 124 Sport 1800, coloca com colector de admissão do BC1, 1600, que tinha 2 weber 40IDF e ai sim tens ganho de potência que vale a pena, andam à venda no OLX, Pombal um 124 Sport para peças, Leiria uma mecânica restaurada mas cara, Ovar?? um 124 sport em muito mau estado.

O Fiat 132 S 1800 se não estiver muito podre e for bom preço é comprar, guardar num local seco, e daqui por uns anos restaurar ou vender, pois vai ter procura.
 

Marco Reis

marcor
Conheço ou conhecia um 132 S, 1800 dourado, com interiores em vermelho veludo tambem... Estava completo, guardado em barracão mas a chapa tava um cancro por debaixo daquela tinta...
Sao maquina e raros...ve-se muito pouco! 105 cavalos....invejam muitos electrodomésticos!
 
OP
OP
rui monraia

rui monraia

Rui Monraia
Obrigado pelos comentarios....em relação á doação eu tb ñ sou um apoiante;) e o que eu precisava era das optcas da frente e ñ tenho a certeza se são iguais...mas bem parecem...:huh: as jantes tb me agradavam...fora isso ñ iria de certaza dar cabo da historia e vida de um carro fiat;) pois o meu special t, ñ precisa de nada a nivel de motor e afins ligados...pois e claro tb ñ sou um apoiante á alteração dos carros em 95% das coisas... passava mais pela guarda do mesmo...vou verificar situação...:huh:

SR.COMISSARIO Ñ FIQUE ENRAIVECIDO:wacko:;):D...pois sou um apaixonado pelos classicos de italia...;):D

ABRAÇOS E MAIS OPINIOES...
 

victor porto

Veterano
Boa tarde,eu não costumo fazer muitos comentarios mas hoje é diferente estamos a falar de um 132 um carro que fez parte da minha vida, sr Rui tente salvar essa bela maquina é uma pena um carro desse ir parar o ferro velho:( ja se vão vendo muito poucos a rodar nas nossas estradas
 
rui monraia disse:
Obrigado pelos comentarios....em relação á doação eu tb ñ sou um apoiante;) e o que eu precisava era das optcas da frente e ñ tenho a certeza se são iguais...mas bem parecem...:huh: as jantes tb me agradavam...fora isso ñ iria de certaza dar cabo da historia e vida de um carro fiat;) pois o meu special t, ñ precisa de nada a nivel de motor e afins ligados...pois e claro tb ñ sou um apoiante á alteração dos carros em 95% das coisas... passava mais pela guarda do mesmo...vou verificar situação...:huh:

SR.COMISSARIO Ñ FIQUE ENRAIVECIDO:wacko:;):D...pois sou um apaixonado pelos classicos de italia...;):D

ABRAÇOS E MAIS OPINIOES...

Opticas novas para 124 Special T encontras novas à venda no ebay, para além disso é medir com rigor o diametro e verificar os encaixes porque havia opticas que eram comuns a varios modelos Fiat.
 
Caríssimos,

Na sequência do que é dito neste tópico, parece-me adequado reavivá-lo e expor aqui o meu caso também:

Tenho um Fiat 132 1800 de 1973 azul escuro, que o meu pai, médico e hoje com 80 anos, comprou novinho em folha na Fiat da Av. 24 de Julho em Lisboa nesse mesmo ano;
Fez a vida toda dele com o carro até que, em meados dos anos 80 e fruto de uma "moda" da época aliada à necessidade do dia a dia, lhe mudou o motor para um 200 Diesel Mercedes (o mesmo motor que como sabem equipava em Espanha os Seat 132 Diesel de fábrica)
Assim andou até meados dos 90 altura em que este último começou a dar alguns problemas e portanto se deixou de usar o carro.
De então para cá ficou encostado debaixo de um telheiro, numa pequena quinta dele nos arredores de Lx.

É um carro do qual guardo memórias de infância e não gostaria mesmo de o ver morrer (ao contrário de outros que por lá andam), mas sendo realista, não reunirei proximamente os meios nem o tempo para o seu salvamento. Do mesmo modo não gostaria de o ver transformar-se num dador de órgãos para outros, especialmente com a características que lhe observo: a raridade (e este ano celebram-se os 40 anos do 132), é modelo de topo na Fiat da época, é nacional com o mesmo dono desde novo, perto dos 40 anos com historial todo conhecido, e, parece-me a mim, recuperável; ...até na medida em que o motor de origem está guardado e a estrutura me parece ainda recuperável embora tenha ferrugem, claro, o grande problema que lhes é conhecido.

Não quero continuar a incorrer no erro comum de estar à espera do dia em que o vou restaurar e, nessa hora, já ele estará transformado num monte de cacos.
Assim ocorreu-me a doação, a quem tenha paixão real por este modelo bem como pela marca, mas que tenha tempo, condições financeiras e disposição para o restaurar e exibir nas condições que penso que o carro já merece.
Ah, e sobretudo uma pessoa séria, naturalmente, que dê reais garantias do seu futuro restauro.
Portanto a ideia é trocar o carro, não por dinheiro, mas por uma voltinha no dia em que estiver pronto.

Gostava então de ouvir as vossas opiniões, comentários e/ou eventuais candidaturas, aqui no tópico ou por pm, como vos for mais conveniente ou indicado.
Muito Obrigado.
 
Como já disse antes o Fiat 132 é um excelente estradista, é uma viatura que mereçe ser restaurado.

Neste caso julgo que a melhor solução seria retornar ao motor a gasolina e colocá-lo de origem, isto vai levantar alguns problemas legais, e um retorno em todas as adaptações, por isso terá que ser feito por uma pessoa que conheça este modelo, que tenha atenção aos pormenores e tenha realmente vontade de fazer um 132 original, é facil neste tipo de restauros mais elaborados exceder o valor da viatura.

Quanto a doar a viatura em troca de umas voltas, da experiência que tenho dessas situações isso não resulta, conheço quem ofereçeu um Abarth original mas todo podre, ainda com um motor Abarth extra e mais material em troca de concluido o restauro colocarem no veiculo um placa com o nome do seu primeiro proprietario, passados uns meses deitaram a carroceria para o lixo, guardaram os numeros de chassis e as mecanicas Abarth, um dia poderá nascer reencarnado noutra carroceria Fiat, mas quem vai saber onde estavam os reforços de chassis, já passaram 6 anos e nada.

Depois de ter sido doado , conciliar as ditas voltas é sempre complicado, até porque uma parte acha que tem direito porque duou a viatura, a outra parte gastou mais que o valor da viatura no seu restauro vai achar que não tem obrigação, dai algum atrito.
 

victor porto

Veterano
Belo carro o 132 o meu pai teve um nos anos 80 era fabuloso adoraria voltar a ter um mas neste momento é dificil
como diz o Vitor doar o carro por uma volta depois de concluido pode ser dificil pode levar anos a acontecer e pode nunca chegar a acontecer,independentemente espero que lhe arranje uma pessoa honesta e que o recupere e que chegue a voltar a andar nele
Sinceramente gostaria de ficar com ele mas neste momento a vida nao me permite mais carros e depois nao chegava a dar a tal voltinha
cumprimentos.
 
Obrigado pelo vosso feedback.
Bom, a volta é apenas um evento simbólico no dia da "inauguração" para ter o gosto de rever o carro de novo no activo. Depois podia até nunca mais o ver, mas tinha a certeza que alguém dele estaria a disfrutar.
Não teria nunca intenções futuras de propriedade - doado é doado, o proprietário é sempre o novo.
A ideia é mesmo só salvá-lo do camartelo ou da ferrugem, e não fazer negócio. Quem restaura um carro destes sabe que o faz pelo amor ao dito e não pelo seu valor monetário, obviamente.
 
Sergio, eu não estou a dizer que as voltas nunca se concretizem, dos casos que conheço, mais tarde devido a afazeres profissionais, vivencias diferentes, morarem em zonas distintas torna-se dificil as voltas.

O meu primeiro veiculo foi um 128 Rally, que eu fiz questão do guardar, aqui à uns anos apareceu-me o filho do primeiro dono e eu deixei ver o que quis e experimentar o carro, quando ele quis que eu lho vendesse tive que o desanimar e dizer que não vendia, e neste caso eu comprei-o.

O que noto é que no momento das doações ou até de vendas simbolicas as pessoas colocam muitas espectativas no voltar a ver as viaturas e depois pelos mais variados motivos isso não aconteçe, não é por mal ou com intenção de não deixar o anterior proprietario experimentar.
 
Caríssimos,
...E pronto depois de toda a tramitagem, o 132 pertence agora ao nosso homem dos 132s aqui no portal, O Fernando Salgueiro. Como vêem não poderia ficar em melhor mão.
O carro foi entregue hoje e se Deus quiser terá nova vida, naturalmente a seu tempo, i.e., aquele que o Fernando conseguir e ditar.
Espero sinceramente que as piores "previsões" que alguns de vós aqui apresentaram (e bem) não se confirmem, ou seja que não hajam contratempos que impeçam o Fernando de continuar, e que este possa ser a contradição à "regra".
Deixo aqui também o apelo a que se apoie o Fernando no que possa eventualmente precisar (eu obviamente disponibilizei-me para o que puder e souber), claro numa perspectiva de inter-ajuda natural entre aficcionados de clássicos que somos. (...não estou à espera de nenhum mecenas ;)... se calhar o Fernando não se importava :lol: ...)
Bom, ao Fernando desejo a melhor sorte, e a todos de agradeço os pareceres.
Fernando, deixo-lhe a palavra, se assim entender, ok? Abraço.
 
Caríssimos,
...E pronto depois de toda a tramitagem, o 132 pertence agora ao nosso homem dos 132s aqui no portal, O Fernando Salgueiro. Como vêem não poderia ficar em melhor mão.
O carro foi entregue hoje e se Deus quiser terá nova vida, naturalmente a seu tempo, i.e., aquele que o Fernando conseguir e ditar.
Espero sinceramente que as piores "previsões" que alguns de vós aqui apresentaram (e bem) não se confirmem, ou seja que não hajam contratempos que impeçam o Fernando de continuar, e que este possa ser a contradição à "regra".
Deixo aqui também o apelo a que se apoie o Fernando no que possa eventualmente precisar (eu obviamente disponibilizei-me para o que puder e souber), claro numa perspectiva de inter-ajuda natural entre aficcionados de clássicos que somos. (...não estou à espera de nenhum mecenas ;)... se calhar o Fernando não se importava :lol: ...)
Bom, ao Fernando desejo a melhor sorte, e a todos de agradeço os pareceres.
Fernando, deixo-lhe a palavra, se assim entender, ok? Abraço.

Atitude rara hoje em dia.
Tem o meu respeito e consideração caro amigo!
 
Muit'Obrigado, Miguel!
São apenas atitudes que me parecem simples de pôr em prática e que temos de incentivar, afinal para o benefício, directo ou indirecto, de todos nós. Assim sendo, para mim, não há como não as praticar. Abraço e obrigado uma vez mais.
 
Topo