Frascofilia & Garrafas

Amaro Pereira

Clássico
" Zarco "
Também é cerveja da ilha da Madeira


Aproveito para mandar fotos atualizadas das garrafas pirogravadas da cerveja Zarco, que neste momento já vai em 4 todas diferentes.


As diferenças entre estas garrafas vão desde o seu acabamento ( formato ),tamanho e apresentação dos logotipos, quer os pirogravados quer os gravados em alto relevo.

Chamo a vossa atenção para o fato de estas garrafas terem sempre 2 logotipos, gravados em alto relevo , um de cada lado e pelo menos um pirogravado, na frente da garrafa, isto tudo desde a sua nascença, ao contrario de outras marcas que primeiro nascem gravadas em alto relevo e só depois as reutilizam já com pirogravura.

Quero referir que estas garrafas, só muito raramente tem 2 logotipos pirogravados, um à frente e outro atrás, simultaneamente com os 2 logotipos gravados em alto relevo e quando isso acontece os logotipos gravados em alto relevo, são diferentes, aparecem com menos um circulo à sua volta. Ver anexo 316513 Ver anexo 316514


Agradeço o vosso comentário



Muito atenciosamente
Amaro Pereira
 

Anexos

  • DSC04386.JPG
    DSC04386.JPG
    338.8 KB · Vistos: 11
  • DSC04388.JPG
    DSC04388.JPG
    278.4 KB · Vistos: 8

Amaro Pereira

Clássico
Laranja (da )


Quem, não conhece o refrigerante laranjada.


Quase em todas as localidades existiu o refrigerante laranjada e a ilha da Madeira não foge à regra, só que na ilha da Madeira apareceu inicialmente com a designação de laranja e só depois mais tarde adquiriu a designação de laranjada.

A ilha da Madeira foi muito provavelmente a primeira região do país onde surgiu pela primeira vez este refrigerante, introduzido pelo Galês Henry Price Miles.

Junto uma foto de algumas garrafas usadas pela E.C.M. ( Empresa de Cervejas da Madeira ), com diferentes tonalidades e gravação em alto relevo. Ver anexo 316515



Muito atenciosamente
Amaro Pereira
 

Anexos

  • DSC04385.JPG
    DSC04385.JPG
    345.4 KB · Vistos: 15

Amaro Pereira

Clássico
A aguardente de cana de açúcar


Mais de 500 anos de história

E as suas garrafas gravadas em alto relevo, litogravadas e pirogravadas.


Hoje vou falar sobre a aguardente de cana de açúcar.


A ilha da Madeira é o maior produtor de cana de açúcar da Europa, foi no século XV que foi introduzida a cultura da cana de açúcar na ilha da Madeira, que devido à sua orografia, era cultivada em pequenos terrenos ( poios ), e por isso mesmo foram recrutados escravos de África para fazer o seu cultivo, por se tratar de um trabalho muito duro.

A cana de açúcar é uma planta que depois de transformada, podemos extrair o açúcar, em tempos chamado o " Ouro Branco ", a Aguardente, o mel e o melaço.

Também era aproveitado as suas folhas para alimentar o gado bovino e o bagaço que resultava da trituração era utilizado para adubar a terra.

Por tudo isto a cana de açúcar teve sempre muita importância para os agricultores Madeirenses, que viviam desta produção, faz parte da cultura Madeirense, desde há mais de 500 anos, alguns monumentos históricos da nossa ilha foram construídos com os ganhos provenientes da comercialização do açúcar em toda a Europa, a titulo de exemplo temos a Igreja da Sé ( Catedral ), no Funchal, também foi adquirida muita arte Flamenga, que se encontra atualmente em alguns dos nossos museus.

Como a ilha da Madeira era um porto estratégico de passagem para os navios a caminho da América, tinha uma grande importância nesta rota e devido ao seu bom clima ( subtropical ), alguns visitantes acabaram por ficar na ilha e aqui se estabeleceram, principalmente oriundos do Reino Unido, e é por isso que a ilha da Madeira é pioneira em Portugal em várias matérias.

A finalizar deixo as fotos das garrafas de aguardente, que são particularmente raras. Ver anexo 316688 Ver anexo 316690 Ver anexo 316691

Agradeço desde já o vosso comentário.



Muito atenciosamente
Amaro Pereira
 

Anexos

  • DSC02340.JPG
    DSC02340.JPG
    177.8 KB · Vistos: 16
  • DSC04396.JPG
    DSC04396.JPG
    250.7 KB · Vistos: 15
  • DSC02797.JPG
    DSC02797.JPG
    182.3 KB · Vistos: 12
Última edição:

Amaro Pereira

Clássico
Mais uma garrafa rara


Vou apresentar mais uma garrafa rara das aguas Pedras salgadas​




Esta garrafa é de cor azul cobalto, e por isso mesmo muito rara, porque não se trata de um frasco de farmácia. Ver anexo 316692 Ver anexo 316693




Agradeço desde já o vosso comentário



Muito atenciosamente
Amaro Pereira.
 

Anexos

  • DSC02555.JPG
    DSC02555.JPG
    133.9 KB · Vistos: 16
  • DSC02559.JPG
    DSC02559.JPG
    144.7 KB · Vistos: 13
Última edição:

Amaro Pereira

Clássico
Mais uma garrafa de grés


Hoje envio fotos de mais uma garrafa rara e centenária, comercializada na ilha da Madeira.

Esta garrafa pertenceu à empresa ( Atlantic Brewery ) da H.P.Miles & Cº, do Galês Henry Price Miles e foi comercializada na ilha da Madeira sub a licença da J. Schweppe & Cº, que foi criada em Inglaterra ( Londres ) no ano de 1792.


Ver anexo 316779 Ver anexo 316780




Agradeço o vosso comentário.



Muito atenciosamente
Amaro Pereira
 

Anexos

  • DSC04003.JPG
    DSC04003.JPG
    269.7 KB · Vistos: 9
  • DSC04004.JPG
    DSC04004.JPG
    261.3 KB · Vistos: 8

rui avilez

YoungTimer
Caro amigo Amaro Pereira

Agradecia me enviasse ou desse um toque para o meu telemóvel 965079974, sou compadre do José Albano de Celorico da Beira e sou o Rui Avilez do Colecionismo Cervejeiro e gostaria de falar consigo

Atenciosamente

Rui Avilez Valente
 

rui avilez

YoungTimer
Caros amigos Colecionadores de Garrafas de Refrigerantes

Alguns já ouviram falar de mim, sou o presidente da ACCP - colecionismo cervejeiro e mais uma vez vou levar a efeito nos dias 7 e 8 de Setembro o 3º Encontro IN LOCO Colecionismo Cervejeiro e Afins em Celorico da Beira.

Gostaria de contar com a vossa presença neste vento, irei aqui tentar colocar o programa, mas caso tenham e-mail agradecia o vosso contacto, podem aqui deixar ou enviarem.me um e-mail para o [email protected] ou caso desejem liguem para o 965 079 974.
 

Jorge Viegas

Veterano
rui avilez disse:
Caro amigo Amaro Pereira

Agradecia me enviasse ou desse um toque para o meu telemóvel 965079974, sou compadre do José Albano de Celorico da Beira e sou o Rui Avilez do Colecionismo Cervejeiro e gostaria de falar consigo

Atenciosamente

Rui Avilez Valente
Estes dados podem e devem ser enviados por PM (mensagem privada) ;)
 

Amaro Pereira

Clássico
Ginger beer também é cerveja

E porque ginger beer também é cerveja.

Este tema vem muito a propósito, por varias razões, porque hoje é o dia internacional da cerveja, porque brevemente vamos ter o 3º encontro ( 7 e 8 de Setembro ), do colecionismo cervejeiro e afins, em Celorico da Beira, porque o museu da cerveja tem uma peça ( caneca ) de cerveja centenária ( 1871 ), e porque eu desencantei uma preciosidade ( 1855 ), ( Diamante por Lapidar ), garrafa de grés de cerveja ( ginger beer ), da ilha da Madeira.


Este " Diamante por Lapidar ", ou seja esta garrafa de grés de ginger beer da ilha da Madeira, veio juntar-se muito recentemente à minha colecção e por isso mesmo, para mim este dia, 2 de Agosto de 2013 é histórico, por varias razões, e uma delas é ser muito provavelmente a garrafa ( artefacto ) mais antiga de cerveja ( ginger beer ), encontrada até hoje na ilha da Madeira e em Portugal.

Esta garrafa para além de ser antiga, centenária, datada de 1855, portanto já com 158 anos, pertenceu ao fabricante João Caetano ( J.C. Monte ).
é igualmente muito rara e vem pelo menos por enquanto fechar um ciclo de 14 exemplares de garrafas de grés de cerveja (ginger beer ), todas diferentes de igual numero de fabricantes, todas raras e antigas (centenárias ) e algumas são até exemplares únicos, pelo menos conhecidos até ao momento e em numero de 3 garrafas e fabricantes diferentes.

Mais informo que estas garrafas variam entre os 108 anos a mais nova e os 158 anos a mais idosa, desta forma e depois de conseguir o pleno, 14 exemplares, brevemente vou postar as fotos das garrafas desta coleção que faltam, entretanto quero partilhar esta enorme satisfação em particular com todos os amantes de cerveja e os apaixonados das garrafas em geral.


Curiosamente fecho por agora esta coleção com aquela garrafa de grés de ginger beer que é ( foi ) simultaneamente a garrafa mais antiga e a mais difícil da minha coleção.

Eis a (sua) foto, espero que gostem e agradeço o vosso comentário. Ver anexo 316909 Ver anexo 316910 Ver anexo 316911



Muito atenciosamente
Amaro Pereira
 

Anexos

  • DSC04400.JPG
    DSC04400.JPG
    308.4 KB · Vistos: 14
  • DSC04408.JPG
    DSC04408.JPG
    284 KB · Vistos: 14
  • DSC04402.JPG
    DSC04402.JPG
    189.4 KB · Vistos: 9
Última edição:

Paulo jr Silva

Veterano
Carlos Caria disse:
Olá amigos,
E porque hoje é dia Internacional da Cerveja, aqui fica mais uma da minha colecção.
Cerveja Simões de Ponte de Sor.
Abraço amizade
Carlos Caria
Bonita Carlos, já tive a possibilidade de fazer umas trocas por uma dessas! mas fiz a opção de trocar por outras
depois numa feira de velharias aparecere-me uma á venda, aonde o sr. me disse que tinha mais, e tinham vinde do armazém aonde as garrafas não tinham circulado, pois estavam em estado de novas, tambãm não comprei !
Fica para uma próxima troca !!!
 

Amaro Pereira

Clássico
Paulo jr Silva disse:
o Amigo Pereira arrassa o pessoal com estas garrrafas !
Não me passa pela cabeça aonde as descobre !
Amigo Paulo Silva, quando iniciei a coleção de garrafas à cerca de 1 ano e meio, passado pouco tempo percebi que estas garrafas de grés ( ginger beer ) eram muito relevantes e por isso passaram a ser o meu cavalo de batalha, e no espaço de 1 ano, entre a primeira garrafa e esta ultima, fiz muito trabalho de casa, desde pesquisa na net, em livros e arquivos e de conversar com os maiores historiadores da ilha da Madeira e depois de muita procura em antiquários, feirantes, curiosos e particulares, é que as garrafas foram aparecendo e ai fui comprado e trocando por outras antiguidades.

Agora sinto que valeu toda a dedicação, porque neste momento, esta é a única coleção deste género de garrafas completa que se conhece no país, no entanto tenho muita pena que o museu da cerveja não tenha ainda nenhum exemplar destes.


Atenciosamente
Amaro Pereira
 
Topo