Quizz automobilístico.

José H Almeida

Portalista
Portalista
Rua Luís de Camões nº29 - Coimbra - embora o prédio que se veja seja o nº 31. Nasci e vivi por lá até aos 5 anos de idade.
O número 29 tinha três inquilinos, os meus pais com o Neckar Jagst 770, uma tia minha com o FIAT 600 HD-92-57 que se vê atrás e uns amigos com um Ford Cortina Mk1, carro mais caro e que por isso ficava sempre resguardado na garagem e que foi o que durou mais nas mãos do dono original, pelo menos até 1982 e os últimos 8 anos em S. Miguel, Açores, que é muito bom para a ferrugem. A longevidade não foi por causa da garagem nem amor ao carro mas porque o dono, digamos que, não gostava de gastar dinheiro.
Ia jurar que tenho o documento original de compra e venda do HD-92-57 à FIAT, mas casa de gente que já viveu muito e acumulou... está difícil de encontrar. Um dia que encontre coloco-o aqui no Portal pois talvez tenha informação histórica que interesse a alguém. Mas a procura não foi inútil que encontrei outros papeis que já foram re-alojados em lugar próprio.
 

J.Arnage

Portalista
Portalista
Quem confessa não merece castigo.
É realmente o Justicialista, marca argentina com o alto patrocínio do General Peron.
A qualidade era altamente deficiente e dos 200 carros produzidos, só um logrou sair do país.
Peron ofereceu-o ao "colega" Somoza da Nicaragua.
Mesmo assim, foi exposto no Salão Automóvel de Nova Iorque onde conquistou o prémio de elegância.

Cabe-lhe pôr o próximo quiz
 

José H Almeida

Portalista
Portalista
Aqui vai, é um conjunto de peças que acho interessantes do ponto de vista de mecânica antiga engenhosa. Falta um cabo que liga no 4 e uma placa que fica no fim do cabo.
De que carro e para que servem? Há quem diga que não servem para nada, eu discordo :)

_OM58575_fs.jpg
 

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
Pelo aspeto do nº 8, é um mecanismo de termostato. Não sei se é para gerir o arrefecimento do motor ou para aproveitar ar quente do coletor de escape.
 

José H Almeida

Portalista
Portalista
Confirmo, o 8 é um termostato e o que se vê por ali são peças para a gestão da temperatura do motor. Carro? O que fazem as outras peças?
O do FIAT 126 é parecido (não sei se coloquei as imagens das peças certas), mas tem depois menos peças, mas isso tem lógica.
126_termostato.jpg 126_termostato_02.jpeg

O termostato a funcionar sob o efeito de um secador de cabelo. A luz vermelha é do termómetro de infra-vermelhos (estava a testar). Tanto quanto sei lá dentro tem álcool que ferve a 78.37 °C, pelo que a essa temperatura com a formação de gás vai expandir e alterar a regulação da temperatura do motor. Acho genial na sua simplicidade e o usar o álcool que evapora à temperatura em que o motor começa a ficar no ponto.

 

José H Almeida

Portalista
Portalista
Vou então detalhar a resposta correcta do Jorge Monteiro. Também tem um motor arrefecido a ar/óleo ;)
É o sistema de regulação de arrefecimento do motor e que controla também a entrada de ar quente ou frio através da admissão.
Os "flaps" (reguladores de ar) e a barra, comprei-os em maus estado, recuperei-os e estão galvanizados por mim.
_OM58575_f_L.jpg
O sistema funciona assim:
VW_termostato.jpg

Os reguladores de ar ficam dentro da caixa onde está a ventoinha. O arrefecimento ainda é melhorado pelas placas pequenas nas cabeças do motor e as grandes nos corpos (há quem se esqueça de colocar).
Untitled.jpg
Há um cabo que sai dos reguladores de ar do lado direito que vai controlar se entra ar quente ou frio pela admissão. Na segunda figura o B é por onde entra ar quente vindo do motor.
1699466510104.png 1699466579120.png
Cuidado que há diferentes termostatos, o meu é 65-70°C.
1699466713816.png
 

Anexos

  • cylheadsqdeflector.jpg
    cylheadsqdeflector.jpg
    15.7 KB · Vistos: 0

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
É um sistema idêntico ao do 126, ainda que em posições diferentes. No 126 estão à saída dos cilindros, o que me leva a crer que mesmo com a borboleta fechada, há sempre alguma turbulência do ar nos cilindros e algum arrefecimento.

O 126 não tem radiador de óleo, mas tem também um canal de ar frio que é encaminhado por baixo do carter que tem parede dupla, provocando assim o arrefecimento do óleo.

1699521543691.png
 
Topo