Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Todos os registos com zero comentários e sem visitas ao Portal nos últimos 12 meses serão removidos definitivamente da base de dados.
    Fechar Aviso
  3. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Questões Frequentes

Não recebi o email de confirmação

Quando cria uma nova conta ou efetua determinadas atualizações, enviamos-lhe um e-mail para o ajudar a concluir a atualização. Por exemplo, poderá ter reposto a palavra-passe, reposto as perguntas de segurança ou adicionado um novo endereço de e-mail à conta. Se não encontrar o e-mail depois de o termos enviado, estes passos podem ajudar.

Procurar o e-mail

Vamos enviar-lhe o e-mail do domínio "portalclassicos.com", para que possa encontrá-lo rapidamente. Se não estiver na caixa Recebido, verifique as suas pastas. Se um filtro de spam ou uma regra de e-mail moveu o e-mail, poderá estar na pasta Spam, Indesejado, Lixo, Elementos apagados ou Arquivo.​

Certifique-se de que está a procurar na conta de e-mail correta

Se está à procura de um e-mail de reposição da palavra-passe, certifique-se de que está a procurar na caixa de entrada de e-mail correta. Será o endereço de e-mail principal da sua conta ou um endereço de e-mail de recuperação ou de notificação separado que adicionou à conta.
Se está à procura de um e-mail de confirmação, pode iniciar sessão na página de conta do Portal dos Clássicos e consultar o endereço de e-mail que tem guardado. Se o endereço de e-mail estiver incorreto, pode atualizá-lo e enviar outro e-mail de confirmação.​

Reenviar o e-mail

Para reenviar um e-mail de reposição, repita os passos para repor a palavra-passe ou as perguntas de segurança e enviar-lhe-emos um e-mail para o seu endereço de e-mail principal ou de recuperação da sua conta.​

Certifique-se de que recebe e-mails

Se não receber nenhum e-mail, poderá ter de contactar o fornecedor de serviços de e-mail para obter ajuda.​

Contacte-nos

Se continuar sem conseguir encontrar o e-mail de reposição ou de confirmação, contacte-nos.​

Não consigo autenticar-me (fazer login)

O que são as Garagens?

Versão curta: imaginem entrar num museu automóvel. Agora façam a analogia: as Garagens são um museu virtual criado e mantido pelos proprietários dos veículos em exposição.

Versão completa: As Garagens pretendem ser um repositório dos clássicos mantidos pelos entusiastas registados no Portal dos Clássicos (registo nacional de clássicos portugueses no futuro, quem sabe?) agrupados por marca, época ou origem.
Não pretende ser um local para discussões nem registos de viagens/restauros/manutenções (para isso existem os tópicos nos fóruns) antes uma apresentação o mais completa possível, que inclua a história conhecido do veículo e o seu registo visual através das fotos (muitas, de preferência).
Permite associar um tópico existente nos fóruns "Diário de Bordo" ou "Oficinas Especializadas". A existência do tópico não é obrigatória nem sequer necessária.

Como adicionar fotos?

As fotos devem ser adicionadas a partir do botão "Adicionar Fotos" no fim do formulário. Veículos sem fotos ou com fotos inseridas no texto, através be BB Code, fazem com que o veículo fique num estado "semi-invisível" para os restantes entusiastas registados.
2291952_a53bf7a6598a6140cc65e3c72c28bb8d.png

Posso inserir um veículo em forma de rascunho?

Sim pode. Para tal deve seleccionar a caixa no fim do formulário:
2291953_54197a322410a14cc2292ff5ad8a806b.png
Os rascunhos são veículos visíveis apenas ao seu proprietário.

Posso adicionar veículos que já não possuo?

Sim, basta adicionar o prefixo "Vendido" no título do veículo:
2291951_c41ed7eef02f6361dbf7fbe3a4d4b6cf.png

O que são os Blogs do Portal dos Clássicos?

Os Blogs são espaços para partilha de informação dentro da mesma temática com uma organização cronológica. Diferenciam-se dos Tópicos nos Fóruns pelo tipo de comunicação: enquanto que nos fóruns não existe uma organização formal e sequencial da informação, sendo que as informações e comentários podem ser misturados e não são organizados pelo autor do tópico, nos blogs é possível ao autor criar e controlar a sequência e frequência da informação disponibilizada.

Como estão organizados os Blogs?

Os blogs são individuais, pertencem apenas a um membro do Portal dos Clássicos. Cada blog é constituído por uma sequência de entradas (também conhecidas como posts). Cada entrada (ou post) têm uma data associada que serve para organizar a forma como é apresentada. Exemplo:

-> Blog com o nome "XPTO"
-> Entrada 1 no Blog XPTO em 20-Jan-2015
-> Entrada 2 no Blog XPTO em 15-Jan-2015
-> Entrada 3 no Blog XPTO em 02-Jan-2015
-> .....​

Que temas posso abordar nos Blogs?

Permitimos e incentivamos, genericamente, três tipos de Blogs:
  • centrados num veículo antigo, onde o autor adiciona Entradas ao Blog sobre o dia-a-dia do veículo ou o andamento do restauro, etc.
  • centrados no autor, onde o autor do blog adiciona Entradas ao Blog sobre as suas experiências pessoais com um ou vários veículos clássicos.
  • centrados nas experiências, com histórias relevantes sobre o mundo dos clássicos e antigos ou relatos de viagens ou passeios.
Não promovemos a criação e manutenção de Blogs ou Entradas sobre patuscadas como almoços ou jantaradas a não ser que sejam situações inseridas numa Entrada temática (ex: resumo do mês) e relevantes para o blog.

Ao contrário dos fóruns em que não existe controlo de conteúdos (dentro dos limites do bom senso) os blogs são mais selectos, exigindo mais esforço e cuidado no resultado final.

Quantos Blogs posso ter?

Cada entusiasta registado no Portal dos Clássicos pode ter um número indeterminado de Blogs.

Se assim o desejar, pode ter um Blog para cada um dos seus veículos clássicos. Exemplo: se possuir 3 veículos pode criar e manter três Blogs, um Blog para cada um destes veículos ou alternativamente pode criar e manter apenas um blog onde resume as suas vivências com os três veículos.
FAQ Manager ©2017 Iversia from RPGfix.