COMPARTILHE
Laguna Seca USRRC, 1965
Laguna Seca USRRC, 1965

Durante pouco mais de um século o motor de combustão foi o acontecimento que mais impulsionou a Humanidade: antes da chegada do computador, da internet ou até mesmo da televisão, o motor e a mecânica revolucionaram a forma como gerações se desenvolveram tanto no plano social como no económico. Antes dos motores de combustão viajar entre cidades era tarefa de horas ou dias; entre países de semanas e viajar para outro continente podia representar meses. Os motores que trouxeram rapidez, mobilidade, desenvolvimento e liberdade. Aguçaram o engenho de homens-mecânicos, despertaram paixões e permitiram-nos viajar atrás de sonhos.

Hoje, com a previsível e desejável chegada de uma nova geração de veículos movidos a energias limpas, o tempo dos motores sonoros e poluidores entra em estradas cada vez mais estreitas em que não é possivel meter a marcha atrás. É uma necessidade reconhecida e aceite por todos e, embora estes motores de combustão continuem a ser imprescindíveis por bastantes mais anos no futuro, o seu reinado aproxima-se do seu fim.

O Portal dos Clássicos existe para celebrar a genialidade dos milhões que viveram esta época inigualável da história. Sem rodeios e sem tabus. Sem vergonha.

Conscientes dos problemas ambientais relacionados com a queima desenfreada de combustíveis fósseis, reconhecemos a necessidade de construir um futuro diferente onde máquinas mais inteligentes e eficientes levarão a Humanidade para novos patamares de civilização. Mas não podemos, nem queremos, esquecer que foi o tempo dos motores a levar os homens ao espaço, que lhes permitiu ligar o mundo em horas, lhes deu a liberdade de afinar um carburador, ler um manómetro, fazer uma marginal de cabelos ao vento, cortar as curvas de uma serra com os pneus a chiar, ganhar e perder corridas, levar a namorada/o ao cinema, ir de férias para o Algarve (ou para a Sardenha) ou, simplesmente, conduzir horas sem fim apenas pelo prazer de serem, verdadeiramente, os primeiros cyborgs – homens-máquina transformados num único ser!

Orgulhosos, os portalistas serão os últimos guardiões de uma época: loucos e apaixonados pelas máquinas e pela mecânica! Novas gerações terão novos desafios próprios da sua época mas parte dos segredos do século XX são nossos! Somos cultura e conhecimento! E festejamos! Festejamos por manter, restaurar e usufruir destes segredos que foram e são um dos maiores feitos do Homem.